Mobilidade

Lucid Air o superdesportivo elétrico com 933cv de potência

O primeiro carro Lucid Motors tem mais de 800 quilómetros de autonomia e 933 cv de potência. Primeiras unidades no Estados Unidos, no final do mês
PUB

O Lucid Air foi apresentado pela primeira vez em 2016. O protótipo de luxo vinha com a promessa de um novo veículo topo de gama, com uma autonomia nunca antes vista. Para a marca, representava o início de uma nova fase. A americana Lucid Motors deixava de ser apenas fabricante de baterias elétricas para veículos, área em que operava desde a sua criação, em 2007, e entrava carregada de promessas no mercado de produção automóvel.  

Cinco anos depois, começa a produção do carro de sonho de muitas pessoas. O Lucid Air Dream Edition tem uma bateria de 112 kWh, atinge os 270 quilómetros/hora e chega a ter autonomia de 836 quilómetros. Serão produzidas apenas 520 unidades da versão topo de gama do Lucid Air em homenagem às 520 milhas (836 quilómetros) de autonomia do EV. Foram criadas duas versões do topo de gama: o Range e o Performance e ambas custam mais de 142 mil euros.

PUB

 

O que distingue os dois modelos que estão apenas disponíveis nos Estados Unidos pode não parecer muito, mas faz toda a diferença. O Performance tem 1111 cv de potência e faz até 758 quilómetros com apenas um carregamento. Já a versão Range tem potência mais baixa, com 933 cv, mas tem autonomia para 830 quilómetros, sendo o carro com maior autonomia da atualidade.

PUB
PUB

O Lucid Air Dream Edition é a versão topo de gama, mas não é a única. A marca americana tem mais três versões, o Air Grand Touring, o Air Touring e o Air Pure, que deverão começar a ser produzidas ao longo dos próximos meses.

As versões têm algumas diferenças entre si. O Air Pure e o Air Touring têm ambos autonomia para 653 quilómetros. No entanto, o primeiro tem 480 cv de potência e o segundo 620. O Air Grand Touring tem autonomia para 830 quilómetros, menos seis quilómetros do que a versão Range do Lucid Air Dream Edition, e tem 800 cv de potência.

Em relação aos valores, o Air Dream é o mais caro, seguido do Grand Touring que custará cerca de 120 mil euros, o Touring, cerca de 81 mil euros, e o Pure, cerca de 66 mil euros.

Neste momento, há 13 mil reservas para o novo carro elétrico criado pela Lucid Motors. À medida que a produção for avançando, as pessoas serão contactadas para definirem as características do seu sedã.

A produção será feita na nova fábrica em Casa Grande, no Arizona. A fábrica tem neste momento capacidade para produzir 30 mil carros e está já a sofrer uma expansão que permitirá a produção de 90 mil veículos por ano. Mas os planos não ficam por aqui e está já em papel o objetivo de aumentar  a fábrica de forma a ter capacidade de produzir 400 mil veículos por ano.

PUB

Até ao momento, ainda não se sabe quando chegará este EV à Europa.

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: Back to the future com Porsche Taycan e DeLorean
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2