Mobilidade

Neste iate híbrido os banhos de sol também dão energia

Greenline desenvolve iates híbridos, movidos a energia elétrica e Diesel, com painéis solares para gerar energia limpa
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Para quem gosta de longos dias em alto-mar, a aproveitar o sol ou a pescar, um barco é mais do que um luxo, é uma necessidade. E, como com um carro, é sempre possível optar pelo veículo marítimo com menor pegada ambiental.

Os iates híbridos da Greenline com painéis solares são uma opção interessante para quem ainda não se sente seguro para navegar usando só a energia de uma bateria elétrica.

Iate híbrido Greenline - AWAY
Iate híbrido Greenline 40 (foto: Greenline)

As propostas para navegação da Greenline têm todas a opção de serem movidas por um sistema energético composto por baterias de lítio, um motor a diesel e elétrico e painéis solares. Desta forma, refere a empresa, os seus iates têm uma pegada carbónica mais reduzida do que opções equivalentes só a combustíveis fósseis.

Ao todo, são seis painéis fotovoltaicos que geram 1,8 kW de energia por hora durante o dia.

Apesar de ser também possível encomendar qualquer um dos modelos da Greenline em versão apenas a gasóleo, os painéis solares são instalados em todos os barcos. Estes aproveitam os raios de sol para gerar energia para todos os eletrodomésticos instalados dentro do barco, como o frigorífico, o ar condicionado ou o sistema de entretenimento.

Iate híbrido Greenline - AWAY
Greenline tem vários modelos híbridos (foto: Greenline)

Os iates híbridos da Greenline são então movidos a energia elétrica e a gasóleo. Por isso, chegam a ter autonomia para perto de 1300 km a uma velocidade de 13 km/h.

Em modo 100% elétrico, que pode ser ativado com um simples toque de um botão, os iates chegam a percorrer 37 km a uma velocidade de 11 km/h antes de ser necessário ativar o motor Diesel. Com uma segunda bateria, a autonomia em modo elétrico pode ser estendida para 74 km.

Iate híbrido Greenline - AWAY
Iates Greenline têm interior de luxo (foto: Greenline)

A bateria para se navegar em modo elétrico pode ser carregada com energia da rede, demorando cerca de quatro horas a ficar cheia, ou, em alternativa, pelo motor Diesel que conduz o gerador para recarregar. Os painéis solares também são capazes de gerar alguma energia para alimentar o modo de navegação elétrica dos iates.

A oferta da Greenline é extensa e é composta por iates que vão dos 10 metros de comprimento e com um quarto, até opções com três quartos, duas salas e 20 metros de comprimento. Todos têm a opção de ser híbridos para terem uma pegada mais reduzida.

Já em termos de preços, os barcos estão disponíveis a partir dos 400 mil dólares (cerca de 372 mil euros), podendo chegar a mais de 3,6 milhões de dólares (cerca de 3,35 milhões de euros)

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