Mobilidade

Polestar entra no negócio dos barcos elétricos que voam sobre a água

Construtor automóvel vai fornecer as baterias e o sistema de carregamento à nova embarcação da marca Candela
Texto

As empresas suecas Candela e Polestar, a primeira fabricante de barcos e a segunda construtora de automóveis, ambos elétricos, estabeleceram uma parceria que resultou no desenvolvimento de um novo barco movido a energia elétrica, o Candela C-8 ‘powered by Polestar’.

Este não é o modelo de estreia da Candela (já antes aqui falámos do P-12), mas é o primeiro desenvolvido em colaboração com a Polestar, cuja intervenção no processo se deu ao nível do fornecimento das baterias e da tecnologia de propulsão elétrica.

Equipado com hidrofólios que lhe permitem elevar-se acima do nível da água, tal como acontece com outros modelos da Candela, o C-8 ‘powered by Polestar’ estará equipado com a mesma bateria de 69 kWh e a mesma tecnologia de carregamento presentes no Polestar 2, na versão Standard range Single motor.

Candela C-8 ‘powered by Polestar’- AWAY
Candela C-8 ‘powered by Polestar’

Recorde-se que o Polestar 2 foi o primeiro automóvel da marca a chegar ao mercado português. O próximo modelo da marca sueca a chegar ao mercado será o Polestar 3.

De acordo com a Candela, o seu novo barco elétrico deverá ter uma autonomia de até 57 milhas náuticas (105 km), a uma velocidade de cruzeiro de 22 nós (40 km/h), números que o colocam a par de barcos tradicionais com motores de combustão interna.

Para se deslocar, o Candela C-8 adota uma solução que combina um eficiente motor de propulsão direta e os hidrofólios que elevam o casco em velocidades elevadas, o que permite reduzir o consumo de energia em até 80% face aos barcos a motor convencionais.

(fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos