Fantástico

Cupra revela super iate desportivo híbrido eletrificado

O novo iate superdesportivo D28 Formentor e-Hybrid tem dois motores de 15 kW que permitem navegar, por momentos, com emissões zero
Texto

Iate desportivo de luxo, com motorização híbrida eletrificada, capaz de navegar com emissões zero e em silêncio total, durante alguns períodos, parece-te uma boa ideia? Pois bem, aqui está uma proposta diretamente da Catalunha, Espanha.

A marca automóvel desportiva Cupra e o fabricante de iates de alta performance De Antonio Yachts, voltaram a cooperar para apresentar um novo protótipo de iate desportivo, mas desta vez eletrificado com motorização híbrida, e, por isso, com menor poluição da água.

O novo iate superdesportivo D28 Formentor e-Hybrid é uma evolução do projeto lançado pela parceira destas empresas espanholas no ano passado, e, de acordo com a Cupra, é uma manifestação de compromisso com a sustentabilidade e performance.

Recorrendo a dois motores elétricos retráteis de 15 kW e um motor Diesel de 400 cavalos, o sistema híbrido permite navegar em modo completamente elétrico, com emissões zero, particularmente útil em acesso a portos e lagos de âmbito restrito. Fora disso é o motor de combustão que permite a navegação, com velocidade máxima limitada a 40 nós.

O D28 Formentor tem um design exterior desportivo, com linhas retas, caráter dinâmico e uma nova cor cinzento grafeno que o construtor assegura romper com o convencional. O casco apresenta uma tonalidade azul petróleo (“Petrol Blue”), com vários realces em preto e fibra de carbono, entre outros elementos distintivos.

Uma versão oficial, totalmente híbrida do D28 Formentor será lançada no início de 2023.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal