Fantástico

Vídeo: Cupra Born voa sobre os Alpes suíços pendurado num helicóptero

Desafio implicou uma preparação de dois meses e teve várias dificuldades, entre elas o clima extremo
Texto

O Cupra Born, o primeiro elétrico da marca, fez uma viagem única à boleia de um helicóptero por entre os glaciares dos Alpes suíços. O desafio fora do comum tinha como objetivo levar o primeiro modelo totalmente elétrico do fabricante pendurado num helicóptero para o topo do Monte Mittelallalin, a 3456 metros acima do mar.

A ascensão do Cupra Born, que foi feita em colaboração com a estância de esqui Saas-Fee, foi possível graças à utilização de um helicóptero Super Puma AS 332, um dos maiores e mais poderosos da atualidade.

Para conseguirem cumprir o desafio, uma equipa passou dois meses a preparar-se. Ainda assim, a aventura não foi livre de dificuldades. Os ventos fortes do inverno suíço e a visibilidade por vezes fraca obrigaram a que se esperasse por melhores condições meteorológicas. O peso do carro foi também uma questão a ter em consideração.

A aventura começou em Saas-Almagell, uma pequena aldeia a 1672 metros do mar, onde o elétrico Born foi apanhado pelo helicóptero. A viagem depois foi feita por entre os picos nevados e numa distância de dez quilómetros. De seguida, foi feita uma subida de 1828 metros que demorou 15 minutos.

O Cupra foi depositado numa plataforma e, para tal, o piloto teve de realizar uma manobra complicada. Para ajudar, esteve uma equipa em terra dos Caminhos-de-Ferro de Saas-Free.

O Cupra Born está agora no topo da Mittelallalin e partilha o espaço com o restaurante giratório mais alto do mundo.

Para garantir que o desafio não tinha impacto no ambiente, as emissões de CO2 foram neutralizadas mediante o projeto de compensação de cabono MyClimate.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares PSP. Todas as localizações para o mês de outubro
Preço dos combustíveis vai subir para a próxima semana. A nossa previsão aqui
Eletricidade e gás ficam mais caros dia 1 de outubro