Mobilidade

Elétrico Cupra Born tem sistemas de segurança a pensar em peões e ciclistas

Primeiro modelo 100% elétrico da marca combina soluções tecnológicas para ajudar a evitar acidentes com utentes da estrada
Cupra Born com sistemas de seguerança
Cupra Born com sistemas de seguerança

Elétrico, desportivo, mas também seguro para ocupantes e outros utentes da estrada. É assim que o novo Cupra Born pretende ser reconhecido, ao montar um conjunto de soluções tecnológicas concebidas para ajudar a evitar colisões e situações de risco.

Há pouco tempo disponível no nosso país, o primeiro modelo totalmente elétrico da Cupra vem equipado com sistemas para proteger os utentes da estrada mais vulneráveis, tais como peões e ciclistas. Com o AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System), estes são alertados para a presença do automóvel e o sistema sonoro é percetível a velocidades superiores a 40 km/h.

Ao nível dos sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), o novo Born revela que houve uma preocupação especial com outros utilizadores da estrada por parte dos engenheiros da Cupra. Exemplo disso é o sistema de assistência à travagem, capaz de detetar tanto outros veículos, como também peões e ciclistas.

Se o sistema deteta uma colisão iminente com um ciclista ou um peão, começa por emitir avisos visuais e sonoros ao condutor. Caso este não trave a tempo ou o faça com pouca força, é automaticamente aplicada a travagem máxima.

O sistema também funciona durante a noite e tem a capacidade de detetar não apenas os utentes que atravessam a estrada, mas também os que circulam ao longo da berma e os que atravessam por detrás de uma vista obstruída, tal como um carro estacionado.

Também a pensar em outros utentes da estrada, o Cupra Born pode vir equipado com a tecnologia Exit Warning cuja função é gerar alertas visuais e sonoros aos ocupantes do veículo que estão prestes a sair dele. Se um peão ou um ciclista está a passar junto do veículo quando um ocupante vai abrir uma porta, o sistema atua de imediato.

O construtor espanhol acredita que esta tecnologia tem o potencial de reduzir significativamente o número de colisões entre ciclistas e as portas do automóvel.

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