Mobilidade

Cupra Born é o primeiro veículo 100% elétrico da marca e anuncia 540 km de autonomia

Eletrificação, potência e um inspirado desenho tornam o Born uma forte aposta da Cupra
Texto

O novo Cupra Born é o primeiro veículo totalmente elétrico da marca espanhola, um conceito que busca a neutralidade carbónica, e, chega com a ambição de ser o porta-estandarte de entrada em outros mercados.

Baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o Cupra Born tem como irmão o ID.3 com o qual partilha vários elementos.

O Born terá dois níveis de potência 110 kW e 150 kW (150 e 204 cavalos), sendo que nesta segunda versão estará disponível um e-Boost como opção que incrementa até aos 170 kW (231 cavalos) de potência.

Para assegurar esta potência, o Cupra Born conta com a tecnologia de baterias de iões de lítio. Com uma bateria de 77 kWh a marca anuncia uma autonomia de 540 quilómetros e compatibilidade com carregamentos rápidos a 125 kW, que permitem dotar o modelo com 100 quilómetros de autonomia em apenas 7 minutos.

Em termos de prestações o novo Cupra Born possui como marca cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 6,6 segundos, tendo suspensão desportiva, direção progressiva e travões de grande dimensão para refrear os ânimos.

Gama Cupra atual, com o Born em destaque à esquerda

Mais do que as prestações e autonomia elétrica, aquilo que primeiro vai chamar a atenção dos potenciais compradores será, sem dúvida, a distinta estética do modelo. O Cupra Born apresenta desde logo um forte caráter desportivo, expressando agilidade com superfícies que fluem dinâmica. Destaque para a incisiva dianteira com o nome “Cupra” debaixo do grande logo em posição central a acompanhar a “grelha” que é estética em função central.

Atrás a assinatura luminosa será inconfundível e o defletor traseiro inferior confere um ar desportivo ao modelo. Tudo isto será ainda acentuado pelas largas jantes de 20 polegadas.

No interior reina a digitalização com um ambiente muito refinado e os bancos desenvolvidos em parceria com a Sequal, de forma sustentável.

Todo o interior foi pensado de forma envolvente, com uma consola central limpa e de ar tecnológico com envolvente cromada e o ecrã multifunções ao centro, onde até está disponível tecnologia de realidade aumentada.

Desenvolvido e desenhado em Martorell, nos arredores de Barcelona, o Cupra Born irá entrar em produção muito em breve na fábrica de Zwickau na Alemanha.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Cemitérios a produzir energia solar? Projeto está a nascer em Espanha
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante