Mobilidade

Ação no Autódromo do Estoril junta elétricos BMW i4, iX e scooter CE 04

BMW Ultimate Experience leva propostas elétricas ao Autódromo do Estoril para vários desafios
Texto

O Autódromo do Estoril foi uma vez mais o palco escolhido para a realização do BMW Ultimate Experience, evento anual organizado pela filial portuguesa da marca alemã, destinado a clientes, convidados e imprensa. A AWAY esteve lá e passou pelos vários desafios a que foi submetida e que tiveram como protagonistas os automóveis elétricos iX e i4, assim como a moto também elétrica CE 04.

O dia reservava uma série de experiências carregadas de adrenalina ao volante (ou guiador) de veículos BMW e não saímos dececionados. O objetivo da ação montada no paddock da emblemática pista do Estoril era, acima de tudo, proporcionar momentos divertidos e, claro está, dar a conhecer as potencialidades das propostas mais recentes da BMW, quer em quatro rodas, quer em duas.

O primeiro conjunto de desafios que me foi proposto teve como protagonista o modelo iX, na variante xDrive50. Equipado com dois motores elétricos (um em cada eixo), cuja potência combinada chega aos 385 kW (523 cv), o SUV elétrico recém-chegado ao mercado foi posto perante alguns obstáculos mais próprios de um ambiente todo-o-terreno e, por isso, menos condizentes com o seu caráter luxuoso e, digamos, urbano. Mas nem por isso se saiu mal.

Logo no teste de inclinação lateral, o iX XDrive50 superou com distinção um obstáculo composto por uma estrutura metálica que o “tombava” para um dos lados, para depois, poucos metros à frente, voltar a ultrapassar sem dificuldades de maior o desafio de cruzamento de eixos. Esta outra estrutura fazia com que o SUV baloiçasse, por vezes apenas apoiado em duas rodas, mas sem qualquer percalço. Felizmente já estava vazio o copo de café que tinha trazido do exterior!

O último teste ao iX XDrive50 colocava-o perante uma rampa de acentuada inclinação que subi e desci com (relativa) tranquilidade, mesmo quando estava com a frente a apontar para o chão e sentia os 2585 kg deste “gigante” a querem empurrar-me dali para fora.

Terminado o desafio todo-o-terreno, foi a vez de me sentar ao volante do coupé elétrico i4, na versão M50. Um teste de aceleração e travagem, seguido de um slalom e de um teste do alce, permitiram-me ter um brevíssimo, mas entusiasmante, contacto com esta máquina capaz de fazer a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos.

E se os 400 kW (544 cv) que consegue pôr no chão de forma imediata impressionam qualquer um, certamente não será menos inaudita a aderência que o modelo oferece, fruto do sistema de tração integral composto por dois motores elétricos.

Quanto à, para já única, moto elétrica do portefólio BMW Motorrad, a nova scooter CE 04, confesso que o seu comprimento (2285 mm; mais 75mm do que a C 400 GT), me deixou um pouco desconfiado quanto a observei do exterior. Contudo, as minhas dúvidas sobre a sua agilidade dissiparam-se quando comecei a conduzi-la e enfrentei, sem dificuldade, um pequeno percurso com muitas curvas e contracurvas.

Sem dúvida impressionante é a capacidade de aceleração oferecida pelo motor de 31 kW de potência máxima – são 2,7 segundos dos 0 aos 50 km/h. A autonomia tem também um valor interessante – 130 km. Já está disponível a partir de 12.450 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Sabias que 1 em cada 4 EV utilizam baterias da Coreia do Sul?
Preço da gasolina e do gasóleo desce na próxima segunda-feira. Vê aqui
Autocarro português a hidrogénio está a chegar à Europa