Mobilidade

BMW dá a conhecer novo veículo topo de gama elétrico iX M60

Novo veículo elétrico chega dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e tem autonomia para 575 km. Estará disponível a partir do verão de 2022

A BMW apresentou o seu novo automóvel elétrico, o BMW iX M60, a terceira variante do BMW iX que une num só veículo os modelos i, X e M.

Descrito como um SAV, ou seja, um Sports Activity Vehicle, este novo elétrico da marca bávara tem 619 cavalos de potência e chega dos zero aos 100 km/h em 3,9 segundos. Tem uma bateria que lhe dá autonomia para até 575 quilómetros.

A bateria foi propositadamente colocada o mais baixo possível, o que dá a este elétrico um baixo centro de gravidade. Isto, juntamente com as propriedades aerodinâmicas, garantem grandes performances na estrada.

A robustez e o peso foram duas preocupações na construção do novo veículo elétrico da BMW que surge com uma estrutura de alumínio com fibra carbono, e o teto e secções laterais e traseira reforçadas com fibra de carbono com plástico.

A tecnologia também marca presença no novo modelo da BMW com uma nova geração de sensores, novo software e uma plataforma de computação avançada. Estes elementos podem permitir, a médio prazo, a instalação de funcionalidades de condução autónoma.

O novo iX M60 não é apenas mais sustentável por ser elétrico. Em comunicado, o fabricante referiu que usa apenas eletricidade verde para a construção do novo modelo e que vários elementos na sua construção são reciclados, como é o caso dos tapetes do veículo feitos também com redes de pesca recicladas.

O BMW iX M60 deverá chegar ao mercado no verão de 2022. Ainda não foram anunciados os preços para Portugal, mas já se sabe que no Reino Unido terá o preço base de 111.905 £ (cerca de 134 mil euros).

Continuar a ler
Home
Elétrico, radical e inovador, conhece este fantástico triciclo
Preço de gasóleo e gasolina volta a descer amanhã
E-bike analisa o nível de poluição no ar enquanto pedalas