Mobilidade

Vídeo: SUV elétrico desportivo BMW iX com excelente pontuação em segurança de passageiros

Novo porta-estandarte elétrico da BMW, o SUV iX obteve um excelente desempenho nos testes de segurança dos passageiros na Euro NCAP
Texto

O novo SUV desportivo totalmente elétrico BMW iX, que representa ao mais alto nível a nova geração de elétricos da marca alemã, já passou pelos exigentes testes da Euro NCAP e obteve um excelente resultado.

O European New Car Assessment Program (Euro NCAP) tem sido um dos principais responsáveis pelos mais variados testes de segurança para avaliar o desempenho de cada novo modelo que é lançado.

O novo SUV de condução puramente elétrica obteve a pontuação máxima de cinco estrelas em todos os testes de colisão a que foi submetido, mas também mereceu algumas notas de destaque em relação a alguns dos novos sistemas que integra. Um deles é o novo airbag interativo entre o condutor e o passageiro da frente que oferece uma proteção adicional em caso de um embate lateral.

A segurança das crianças nos lugares traseiros também é um parâmetro avaliado e o BMW iX obteve um excelente resultado tanto nos testes de embate frontal como nos laterais.

BMW dá uma nova roupagem ao seu novo modelo elétrico para testes de inverno

A carroçaria do BMW iX é produzida essencialmente em alumínio, mas também conta com um reforço de estrutura na célula de segurança que protege o habitáculo em fibra de carbono. Além disso, alguns dos painéis da carroçaria, como o tejadilho, as secções laterais e a traseira, também são produzidos num composto de fibra de carbono (Carbon Fibre Reinforced Polymer ou CFRP), que não só torna todo o conjunto mais leve, mas também assegura uma melhor eficiência nas estruturas de deformação programada em caso de acidente.

Outro dos equipamentos que faz parte de todos os BMW iX é o capot ativo, que se eleva automaticamente em caso de embate com um peão ou um ciclista, de forma a absorver alguma da força desse impacto.

O novo modelo elétrico da marca alemã também integra um enorme conjunto de sistemas de segurança ativa, que já tinham sido elogiados em termos de desempenho pela EuroNCAP durante os testes ao iX3, realizados anteriormente.

(fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias