Mobilidade

Stellantis aposta em aeronave elétrica de descolagem e aterragem vertical

Parceria entre as duas partes foi reforçada com planos para produção em série da aeronave Midnight e financiamento estratégico
Texto

O grupo automóvel Stellantis vai construir aeronaves elétricas com a Archer Aviation e irá fornecer financiamento estratégico para o crescimento da empresa americana sediada na Califórnia.

A colaboração entre as duas partes vai expandir-se de forma acentuada, desde logo pelo facto da Stellantis passar a assumir o papel de fabricante exclusivo da aeronave elétrica de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) Midnight, da Archer, a partir de 2024.

A produção do eVTOL Midnight vai ter lugar numa nova unidade em Covington, no estado da Geórgia, EUA, cuja construção e implementação já irá contar com a participação da Stellantis.

Detentor de marcas de automóveis como a Peugeot, a Jeep, a Dodge ou a Opel, o grupo Stellantis contribuirá para esta parceria com tecnologia e experiência avançada de produção, pessoal especializado e capital. Já a Archer contribui com a sua equipa de desenvolvimento de eVTOL, mecânicas elétricas e especialistas certificados.

O acordo visa acelerar a produção de aeronaves elétricas para ir ao encontro dos planos de comercialização da Archer, ajudando a empresa com apenas quatro anos de existência a evitar gastos de centenas de milhões de dólares durante a fase de arranque da produção.

eVTOL Archer - AWAY
eVTOL Archer

A Stellantis irá disponibilizar um máximo de 150 milhões de dólares (cerca de 141 milhões de euros), em formato de capital social, para que a Archer possa utilizar no seu crescimento, em 2023 e 2024. No futuro, o grupo automóvel pretende aumentar a sua participação estratégica através da aquisição de ações da Archer.

Quanto ao Midnight, trata-se de um eVTOL com uma capacidade de carga prevista superior a 454 kg, podendo transportar quatro passageiros e um piloto. Ainda que tenha uma autonomia de 160 km, foi projetado efetuar viagens de ida e volta de curta distância, de cerca de 32 km.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal