Mobilidade

Investimento de 1 milhão de euros para produção de Tuk-tuks em Santo Tirso

Antes de ser deslocalizada para Portugal, a fábrica da E-Tuk Factory era na Tailândia
Texto
E-Tuk Factory deslocaliza fábrica para Santo Tirso
E-Tuk Factory deslocaliza fábrica para Santo Tirso

A empresa neerlandesa E-Tuk Factory, que fabrica tuk-tuks elétricos e derivados, tomou a decisão de se deslocar da Tailândia para Portugal, passando agora a produzir os seus veículos em Santo Tirso, no distrito do Porto. A nova fábrica implicou um investimento de um milhão de euros e irá criar 60 novos postos de trabalho.

O objetivo da empresa com a mudança de local de produção é de construir um veículo 100% europeu. Além disso, ao trazer a produção da Tailândia para o continente europeu, será possível reduzir os custos de transporte e reduzir a pegada ambiental.

O departamento de desenvolvimento permanece nos Países Baixos, e Banguecoque, capital tailandesa, será o centro de baterias para os negócios no mercado asiático.

Em comunicado, citado pela Lusa, a empresa de tuk-tuks refere que 80% dos componentes dos veículos são atualmente europeus e que pretende chegar aos 100%, atingindo, dessa forma, um “estatuto de segurança e qualidade característico de marcas e produtos premium”.

A empresa refere também que será a primeira em Portugal a fazer o fabrico de tuk-tuks elétricos e a montagem das baterias de lítio tudo na mesma unidade de produção.

Até ao final de 2022, a empresa prevê produzir 500 unidades de veículos elétricos, aumentando a produção para 1200 unidades em 2023 e 2000 unidades em 2024.

(Fotos: captura)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal