Mobilidade

Há uma scooter elétrica que troca de bateria a ter enorme sucesso em Taiwan

A cidade de Taiwan terá em breve mais estações de troca de baterias elétricas da Gogoro que bombas de gasolina
PUB

A Gogoro é uma marca chinesa de moto elétrica, prática e bastante acessível, que surgiu em 2019 em Taiwan e rapidamente se transformou em um enorme sucesso.

A pequena scooter Gogoro, com apenas 3 kW de potência, apresenta, no entanto, uma característica que a torna especial: tem uma bateria elétrica que, quando acaba a autonomia (máxima de 85 km), pode ser trocada em estações próprias por outra recarregada.

PUB

Os proprietários da Gogoro (e de outras marcas que estão a adotar o mesmo sistema) tem apenas que se deslocar a um posto de troca GoStation (semelhante a uma “vending machine” gigante), e, em apenas 6 segundos, estão prontos a seguir viagem. As baterias ficam a carregar e outro utilizador poderá vir a trocar e assim sucessivamente.

PUB

O sucesso está a ser de tal ordem que no final do ano passado contavam-se cerca de 2215 GoStation só em Taiwan. Isto em um território que tem um total de 2487 estações de combustível.

A esta velocidade, em 2022, haverá mais GoStation de troca de baterias do que bombas de gasolina!

PUB

A Gogoro, que também irá produzir, em breve, a recém anunciada moto elétrica da FoxConn, ciente do sucesso prepara uma forte ação de internacionalização, com a indiana Hero (maior construtor mundial de scooters) a ser um parceiro no território.

Continuar a ler
Home
Comprar um veículo elétrico em segunda mão. Prós e contras
Preço dos combustíveis com aumento na 2ª feira
Descobre como a resiliência fará parte das smartcity do futuro