Mobilidade

Audi promete: em 2030 só venderá carros 100% elétricos em Portugal

Estratégia da Audi para o nosso país antecipa exigências europeias
Texto

A partir de 2035 todos os automóveis ligeiros novos vendidos na Europa terão de circular com zero emissões (ver aqui). A Audi acredita que a solução para isso é exclusivamente elétrica e centrará toda a sua estratégia e crescimento na eletrificação dos seus modelos.

Portugal será dos primeiros países onde a Audi irá vincar essa estratégia e em 2030 nos concessionários nacionais Audi os clientes apenas poderão adquirir veículos elétricos.

audi A6 Avant - away
Audi A6 e Audi A6 Avant e-tron Concept (foto: divulgação)

A medida não espanta ninguém até porque as vendas nacionais da Audi já contam com 30% de viaturas exclusivamente elétricas e a performance nacional é superior aos resultados europeus da marca.

Num evento com a presença de responsáveis internacionais da marca, jornalistas, concessionários e clientes, o importador nacional da Audi em Portugal revelou a estratégia para os próximos anos e deixou essa promessa elétrica, sublinhando ainda que não acredita na solução do hidrogénio para o mercado dos veículos ligeiros. Sobre biocombustíveis nada adiantou.

audi vision portugal - away
Audi Vision Portugal, evento em Lisboa (foto: divulgação)

Novos veículos 100% elétricos Audi

A marca aproveitou o momento para revelar que pretende lançar vinte novos modelos elétricos até 2025 (vejam aqui o concept activesphere) e mostrou a nível nacional dois novos modelos elétricos: o novo SUV Audi Q8 e-tron e a impressionante carrinha Audi A6 Avant e-tron concept (ainda em versão concetual).

audi q8 - away
Gama Audi Q8 e-tron (foto: divulgação)

O Audi Q8 e-tron irá posicionar-se como o SUV topo de gama da marca, surge em várias motorizações com o mais potente a apresentar uma potência de 370 kW e versões com autonomia até 600 quilómetros.

Já o modelo ainda em fase de protótipo, o Audi A6 Avant e-tron Concept é a primeira carrinha 100% elétrica da marca que irá carregar o peso histórico da designação Avant, anunciando uma motorização com 350 kW e autonomia de mais de 700 quilómetros. A marca assegura ainda que este modelo irá carregar de 5% a 80% de capacidade da bateria em apenas 20 minutos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal