Agora é de vez. O Parlamento Europeu acaba de aprovar formalmente a lei que proíbe a venda de novos automóveis alimentados a gasolina e a gasóleo a partir de 2035, uma medida que visa conter a emissão de gases com efeito de espaço no território da União Europeia (UE).
Em concreto, a nova lei obriga os construtores automóveis a cortar em 100% as emissões de CO2 de novos veículos ligeiros vendidos após 2035. O mesmo é dizer que apenas poderão ser comercializados automóveis 100% elétricos em todos os 27 países da UE a partir daquela data.
Vê aqui: autocarros e camiões também vão ter data-limite para cumprir emissões zero
A legislação aprovada no Parlamento Europeu engloba ainda uma outra medida que visa reduzir as emissões de forma acentuada mesmo antes de 2035. A partir de 2030 todos os novos automóveis transacionados no espaço da UE devem emitir menos 55% de CO2 (50% no caso dos comerciais ligeiros) face aos valores de 2021.
Com a ratificação da lei que limita fortemente a emissão de gases poluentes por parte dos veículos em circulação no espaço europeu, a UE procura acelerar a transição para a mobilidade elétrica, num passo que considera fundamental para mitigar as alterações climáticas.