Mobilidade

Prio e Carris lançam carreira exclusivamente movida a biocombustível

Operação Beato Biobus promove a economia circular com a participação de escolas da zona oriental de Lisboa
Texto
Prio e Carris com autocarro a biocombustível
Prio e Carris com autocarro a biocombustível

Beato Biobus é o nome da operação que junta a Carris e a Prio e que tem como objetivo a produção de biodiesel para autocarros da operadora de transportes públicos de Lisboa, a partir de óleos alimentares usados recolhidos em locais selecionados das freguesias da zona oriental da capital, criando uma carreira movida a “Zero Diesel” para dar mobilidade ao Hub Criativo do Beato e comunidade envolvente

Integrada no projeto Hub Criativo do Beato Living Lab, esta operação integra o lançamento de um concurso escolar para promover as recolhas, o que levou à colocação de oleões inteligentes em 10 escolas dos agrupamentos D. Dinis, Luís António Verney, Santa Maria dos Olivais e no Colégio Valsassina.

A iniciativa dirigida a mais de 3500 alunos pretende sensibilizá-los para a temática da descarbonização nos transportes urbanos e para a importância do correto encaminhamento dos óleos alimentares usados. A Prio irá premiar com materiais educativos e visitas de estudo a escola que recolher a maior quantidade de óleos alimentares usados até ao próximo dia 31 de julho.

Fábrica de biodiesel da Prio, em Aveiro

Fomentar a economia circular e contribuir para a transição justa de uma sociedade neutra em carbono, aproveitando o contributo do Hub Criativo do Beato Living Lab ao nível da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo, são também objetivos chave da operação Beato Biobus.

Com esta operação vai potenciar-se a utilização de um combustível desenvolvido pela Prio, na fábrica de biocombustíveis em Aveiro, em vários autocarros da Carris. Este é produzido inteiramente através de matérias-primas residuais, o que permite reduzir em 84% as emissões de gases com efeito de estufa face aos tradicionais combustíveis fósseis e não obriga a qualquer alteração aos motores.

O Beato Biobus faz parte da estratégia de transformação do Hub Criativo do Beato num smart campus, com vista à implementação de estratégias urbanas para a sua sustentabilidade e resiliência ambiental. De referir que a Prio e a Carris vão estudar e monitorizar o comportamento dos veículos envolvidos nesta ação, o que permitirá publicar um estudo de caso sobre o desempenho de autocarros com base em diferentes tipos de energia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal