Energia

Prio suspende compra de combustíveis e matérias primas à Rússia

Decisão da companhia portuguesa com sede em Aveiro surge na sequência da Guerra na Ucrânia
Texto
Prio, parque de tanques (imagem: divulgação)
Prio, parque de tanques (imagem: divulgação)

Em comunicado de imprensa a Prio informou que, face à invasão russa do território ucraniano, deixou de considerar como parte dos seus fornecedores e de adquirir quaisquer produtos a empresas russas ou diretamente relacionadas, como fazia no passado.

De acordo com o citado, este é um gesto contra a guerra e contra um regime, e nunca contra um povo. “Estamos solidários com o povo ucraniano e com o povo russo, ambos primeiras vítimas inevitáveis deste conflito” – pode ler-se no comunicado. 

A empresa refere ainda que não quer deixar de dar o seu pequeno contributo para a paz neste continente, através da aplicação, à sua modesta escala, das sanções económicas que tem na sua mão impor à economia russa. Esta medida, tomada a partir da manhã de 25 de fevereiro (data do comunicado de imprensa) será mantida até estabilização da situação no terreno.

Fábrica de biodiesel da Prio, em Aveiro

Mercado russo representou 2,5% das compras em 2021

A Prio, maior produtor de biocombustíveis nacionais e terceira maior produtora europeia de biodiesel a partir de matérias residuais, informa ainda que em 2021 transacionou, com empresas da Rússia ou diretamente relacionadas, cerca de 20 milhões de euros de equipamentos, combustíveis e matérias-primas para biocombustíveis avançados ultra-sustentáveis, valor equivalente a sensivelmente 2,5% das suas compras ao longo do ano.

De acordo com a informação no site oficial, a Prio tem presença em Portugal com 250 postos de abastecimento de combustível, nos quais oferece, para além dos combustíveis líquidos convencionais, abastecimento de veículos a Gás (GPL Auto). Para além disso conta ainda com 150 postos de carregamento para veículos elétricos e possui uma rede com mais de 2 mil pontos de venda de gás propano de garrafa.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano