Mobilidade

Novo concept elétrico da Mercedes chama-se EQXX e surgirá no CES Las Vegas

Há um novo concept elétrico da Mercedes-Benz a preparar-se para fazer furor no mais conhecido salão de eletrónica e tecnologia do mundo
Texto
Mercedes EQXX
Mercedes EQXX

A nova família de modelos eletrificados da Mercedes, designada apenas por EQ, continua a aumentar em bom ritmo, com sucessivas atualizações tecnológicas que vão sendo incluídas nos modelos de série sempre que possível. No entanto, há diversas soluções de maior magnitude que requerem testes mais extensos, de forma a encontrar a melhor solução para as passar para uma produção em grande escala.

Com o novo Mercedes-Benz EQXX, que a marca tem vindo a mostrar aos poucos, serão apresentadas diversas das novas tecnologias que vamos conhecer nos futuros modelos da marca. E já que falamos em tecnologia, a melhor oportunidade para poder apresentar este novo Concept é mesmo o CES de Las Vegas que vai abrir as suas portas no início do próximo ano, entre os dias 5 e 8 de janeiro, e terá o novo EQXX como a principal presença do stand da Mercedes. 

A 3 de janeiro, a marca alemã vai realizar um evento online com a apresentação oficial deste modelo que poderá apresentar autonomia até mil quilómetros.

Quanto a detalhes técnicos, ainda nada está garantido e sobre isso a Mercedes afirma apenas que este modelo vai incluir diversos avanços tecnológicos em todos os elementos do sistema elétrico, bem como a utilização de soluções relacionadas com a redução de peso e a utilização de materiais sustentáveis.

Pelas imagens divulgadas, e a julgar pelo tamanho das portas em relação ao resto da carroçaria, podemos prever que será um concept bastante generoso em termos de dimensões, mas com proporções dignas de um automóvel elétrico que não precisa de um compartimento de motor gigante. Além disso, a elegante linha de um coupé de quatro portas também mostra que a aerodinâmica será um dos seus maiores trunfos.

Ligando algumas das peças de que a marca tem vindo a falar nos últimos meses, ficamos a pensar se será este o modelo que vai estrear a nova tecnologia de baterias produzidas em silício, mais compactas, mas com uma maior densidade energética e que vão permitir que a autonomia supere finalmente a barreira dos mil quilómetros.

As confirmações e novas informações só serão conhecidas no dia 3 de janeiro, durante o evento online, ou no CES de Las Vegas, a partir de dia 5 de janeiro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal