Fantástico

Mercedes-Benz relembra a visão futurista do seu F 200 de há 25 anos

O F 200 da Mercedes tinha um joystick em vez de um volante, faróis adaptativos e ligação à internet, tudo coisas do futuro, há 25 anos
PUB

Passaram já 25 anos desde que a Mercedes-Benz surpreendeu o mundo com um Classe S Coupé bastante estranho no Salão Internacional de Paris. Na verdade, tratava-se do Concept F 200 Imagination, com o qual a marca alemã nos mostrava como seriam os seus automóveis no futuro.

Este original com portas de abertura vertical, um tejadilho totalmente em vidro e um tom de carroçaria algures entre o azul e o verde, deixou poucas pessoas indiferentes, em 1996. Na altura, já contava com dois joysticks em vez de um volante, um sistema de condução drive-by-wire, um painel de instrumentos que se prolongava por todo o tablier, uma ligação à internet, airbags de cortina nas janelas e um sistema de iluminação de distribuição variável de luz. Curiosamente, tudo coisas que a Mercedes-Benz hoje já inclui em praticamente todos os seus modelos de grande produção. Bem, os joysticks não. Ou ainda não.

PUB

Os comandos destinados à condução são, talvez, o elemento mais diferenciador deste modelo, que em vez do volante contava com um joystick na consola central e mais dois laterais, um em cada painel das portas. Tudo isto era permitido pela condução drive-by-wire, que dispensava os elementos mecânicos trocando-os por atuadores comandados eletronicamente. A presença dos três comandos a bordo permitia que ambos os ocupantes dos lugares dianteiros pudessem comandar o F 200 se assim o desejassem.

PUB
PUB

Muitas destas tecnologias “do futuro” deixaram diversas pessoas incrédulas e outras completamente rendidas e desejosas que muitas destas tecnologias chegassem mesmo aos modelos de produção que todos podemos conduzir. O F 200 Imagination, como tantos outros concepts, estava destinado a testar novas tecnologias e a captar a atenção do público e da imprensa especializada sobre a sua viabilidade.

Comum a todos os concepts está o facto de terem ajudado a escrever a história da marca e por essa mesma razão, o F 200 Imagination, apresentado há um quarto de século, é um dos modelos que repousa agora no Museu da Mercedes-Benz, em Estugarda, na área designada por “Fascínio da Tecnologia”.

Continuar a ler
Home
Cidades
Conhece aqui o vencedor do Prémio Gulbenkian para a Humanidade
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2