A General Motors, detentora da Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick, divulgou que irá realizar um investimento de aproximadamente 5,8 mil milhões de euros que visa aumentar a capacidade de produção de pick-up’s elétricas e a construção de uma nova fábrica de baterias.
De acordo com o fabricante americano, o investimento a realizar no estado do Michigan, no qual foi fundado, integra um plano mais abrangente para aumentar a capacidade de produção nos Estados Unidos para um milhão de veículos elétricos até 2025. Plano esse avaliado em 30,5 mil milhões de euros.
A GM anunciou que, no que à produção de automóveis elétricos diz respeito, o seu objetivo é superar toda a concorrência americana até 2025, seja a Tesla ou qualquer outro fabricante.
Tendo em conta o cenário atual, é previsível que a General Motors venha a estar muito ocupada na sua missão de chegar à liderança em vendas de veículos elétricos. No ano passado, a sua marca Chevrolet vendeu menos de 25 mil unidades deste tipo de veículos, o que a colocou no terceiro posto do ranking americano, atrás da Ford e da Tesla.
Dos 5,8 mil milhões de euros de investimento anunciados, 3,5 mil milhões vão para a conversão da fábrica Orion, situada nos arredores de Detroit, com vista à produção de modelos pick-up com motorização elétrica a partir de 2024, como será o caso das Chevrolet Silverado e GMC Sierra. A meio desta década, a unidade de Orion deverá estar a produzir 360 mil veículos anualmente.
Até 2030 a GM estima converter 50% da sua capacidade de produção norte-americana para o fabrico de elétricos, para que em 2035 possa, então, disponibilizar exclusivamente veículos elétricos ligeiros, como é seu intuito.
Relativamente à construção de uma nova fábrica de baterias, vai requerer uma fatia de 2,3 mil milhões de euros do investimento total e será realizada através de uma joint-venture com a LG Energy Solution, a Ultium Cells LLC. Irá ocupar uma área superior a 260 mil m2 e deverá ser inaugurada em 2024. Vai juntar-se a outras duas unidades do mesmo tipo anunciadas para o Ohio (final deste ano) e para o Tennessee (2023).
(Fotos: Steve Fecht e Jeffrey Sauger para Chevrolet e GM)