Mobilidade

Eletre é o primeiro SUV elétrico da Lotus e chega em 2023

Construtor inglês lança-se no segmento dos SUV com uma proposta arrojada e carregada de tecnologia, até para a condução autónoma
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Ousado, progressivo e exótico: é desta forma que a Lotus define o novo Eletre, modelo que marca a incursão do construtor britânico “por mares nunca dantes navegados”.

Sendo o primeiro SUV criado pela Lotus em toda a sua história, o Eletre, que terá motorização elétrica, representa uma série de outras estreias para o construtor detido pelos chineses da Geely: é o seu primeiro modelo de produção de cinco portas, é o primeiro fora do segmento dos desportivos, é mais conectado de sempre, e o primeiro a ser produzido na nova fábrica de última geração da marca em Wuhan, China.

Já disponível para encomenda e com entregas marcadas para 2023, o novo SUV elétrico da Lotus adota um conceito de design que marca designa como “porosidade”, ou seja, o princípio aerodinâmico do ar que circula através e à volta do carro, com o objetivo de melhorar o desempenho e a autonomia. Podemos vê-lo aplicado, por exemplo, nas entradas frontais que canalizam o ar para o capô, na configuração das portas dianteiras e na grelha frontal ativa.

Com painéis em alumínio e todos os detalhes de cor preta fabricados em fibra de carbono, o novo Eletre apresenta sensores LiDAR escamoteáveis em ambos os lados da carroçaria (são 4 os instalados em todo o carro) e apêndices laterais nas portas que suportam três câmaras – uma para a função de retrovisor, outra para criar o efeito de visão 360 graus, e uma outra que faz parte das tecnologias que possibilitam a este modelo estar preparado para condução autónoma.

No interior, o novo Lotus recorre a materiais premium sustentáveis, como as fibras sintéticas usadas no forro dos painéis e o tecido com mistura de lã usado nos bancos. Os materiais duros são em fibra de carbono, produzida com as fibras aparadas da extremidade da tecelagem.

Quanto à tecnologia a bordo, destaque para a faixa de luz ao longo do tablier – que muda de cor, por exemplo, para indicar o nível de carga da bateria – e para o segundo painel de instrumentos colocado do lado do passageiro. Ao meio está colocado um ecrã de 15,1 polegadas para acesso ao sistema de infoentretenimento, o qual assume automaticamente a posição plana quando não é utilizado.

Equipado com conetividade 5G, o Eletre está preparado para receber atualizações over-the-air, inclusivamente ao nível dos múltiplos sistemas de ajuda à condução que fazem parte do equipamento de série.

Sobre a mecânica do novo modelo da Lotus, conta com tração integral, níveis de potência a partir de 600 cv e monta uma bateria com mais de 100 kWh de capacidade, o que, segundo a marca, lhe deverá dar uma autonomia a rondar os 600 km. A mesma adianta que um carregador de 350kW permitirá obter uma autonomia de 400km em apenas 20 minutos.

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