Mobilidade

Depois do elétrico bZ4X, Toyota prepara crossover citadino radical

Embora não tenha ainda data de lançamento definida, o protótipo bZ Small Crossover deverá seguir-se ao SUV bZ4X. Eficiência é a sua palavra de ordem
Texto
bZ Small Crossover
bZ Small Crossover

Entre os vários novos veículos elétricos que a Toyota apresentou como protótipos no recente evento dedicado à imprensa, no qual deu a conhecer a sua estratégia de mobilidade elétrica para os próximos anos, há um que deverá chegar ao mercado à frente de todos os outros. Trata-se de um SUV de pequenas dimensões que Akio Toyoda, presidente do grupo japonês, apresentou com o nome provisório de bZ Small Crossover.

Será, portanto, o segundo modelo da submarca bZ (de beyond Zero) para a Europa que deverá seguir-se ao bZ4x, o SUV desenvolvido em conjunto com a Subaru com lançamento já agendado para 2022.

Akio Toyoda, presidente do grupo

Inserido na nova estratégia da Toyota de lançamento de 30 veículos elétricos até 2030, data a partir da qual espera vender 3,5 milhões de unidades desta tipologia por ano a nível global, o novo SUV citadino foi descrito como “um pequeno elétrico com interior confortável, desenhado com a Europa e o Japão em mente”, o qual terá a maior eficiência na sua classe – 12,5 kWh por 100 km.

Descobre a estratégia de mobilidade elétrica da Toyota para 2030

Quantas mais baterias se acrescentarem para aumentar a autonomia, maior, mais pesado, e mais caro se torna um veículo. Porque este SUV é um veículo pequeno, há algo em que temos de ser minuciosos e muito particulares. E isso é eficiência energética”, sublinhou Akio Toyoda.

O bZ Small Crossover será, pois, mais uma opção no segmento dos SUV elétricos citadinos, no qual não há ainda muita concorrência, para além dos modelos Peugeot e-208, Opel Mokka-e Hyundai Kauai Electric. Fica a dúvida sobre se será construído sobre a nova plataforma E3 da Toyota, concebida para modelos híbridos, híbridos plug-in e elétricos, ou se irá utilizar a plataforma e-TNGA usada no bZ4X.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal