Mobilidade

Toyota apresenta novo GR Yaris H2 com motor de combustão a hidrogénio

O novo veículo sofreu algumas modificações para ser alimentado a hidrogénio, mantendo a sensação de um motor a combustível fóssil
Texto

A Toyota apresentou o seu novo modelo experimental mais ecológico, um GR Yaris com motor de combustão a hidrogénio. Na prática, este veículo usa a tecnologia de um motor a combustão, mas em vez de combustíveis fósseis, utiliza o hidrogénio.

Esta tecnologia ainda está nos seus primórdios. A marca apresentou-a em 2017, no Corola Sport e tem estado a testá-la desde maio deste ano no desporto motorizado, no Japão.

O GR Yaris H2, apresentado no evento anual Forum Kenshiki da marca, utiliza o mesmo motor de 1,6 litros e três cilindros do Corolla Sports a hidrogénio e tem o mesmo sistema de abastecimento do veículo comercial Mirai, ainda que adaptado para hidrogénio líquido.

Com esta tecnologia, é possível manter a sensação de condução de um veículo a gasolina ou gasóleo, mas sem a mesma pegada ecológica. Para além disso, permite ao fabricante utilizar o know-how de motores a combustão interna.

Este novo conceito do GR Yaris deverá ser testado no desporto motorizado para que a Toyota consiga perceber em que pontos é possível melhorar a tecnologia antes de a disponibilizar ao grande público. Como tal, não foi avançada qualquer data para o lançamento do veículo.

O fabricante japonês aposta desta forma num veículo mais ecológico, que seja alternativa aos carros a combustíveis fósseis e também aos elétricos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Ponte Vasco da Gama encerrada ao trânsito na próxima madrugada
O futuro pode não ter sequer volante e vai ser mais sustentável
Combustíveis: gasóleo e gasolina descem segunda-feira... mas pouco