Energia

Mobilidade a hidrogénio para comerciais Renault é a proposta da Hyvia

Empresa francesa deu a conhecer o seu primeiro veículo comercial, disponível no próximo ano, e a sua estação de abastecimento de hidrogénio
PUB

Criada apenas no passado mês de junho, HYVIA é uma joint venture detida em partes iguais pelo Grupo Renault e pela empresa Plug Power, que agora revela a sua primeira proposta ao nível dos veículos comerciais movidos a pilha de combustível. Para já é apenas um protótipo, mas será já em 2022 que entrará em comercialização o Renault Master Van H2-TECH.

Tratando-se de um veículo de vocação profissional, o modelo comercial oferece uns generosos 12 m3 de volume de carga. Contudo, mais assinalável é o facto de ser movido a hidrogénio, através de uma pilha de combustível (fuel cell) de 30 kW, o que lhe permite oferecer uma autonomia até 500 km sem quaisquer emissões de CO2. Do “pack” energético fazem ainda parte uma bateria de 33 kWh e depósitos com capacidade para 6 kg de hidrogénio (4 depósitos de 1,5 kg).

PUB

Em paralelo, a HYVIA revelou também o seu protótipo de estação de abastecimento de hidrogénio, particularmente indicado para o setor profissional e que, em breve, estará disponível nas modalidades de compra, aluguer ou em leasing. Sobre este equipamento a empresa francesa destaca a rapidez nos abastecimentos (5 minutos) e a segurança que oferece.

PUB
PUB

“Tenho muito orgulho nos nossos primeiros protótipos a hidrogénio. A HYVIA propõe soluções de mobilidade a hidrogénio, com uma oferta feita à medida dos nossos clientes”, explicou David Holderbach, diretor executivo da empresa. “A HYVIA será capaz de implantar a totalidade do seu ecossistema em todos os territórios e frotas profissionais, para garantir uma mobilidade sem carbono”.

Para o futuro (ainda sem datas), estão prometidos dois novos modelos movidos a hidrogénio. O Master Chassis Cab H2-TECH (19 m3 de carga e cerca de 250km de autonomia) e o Master Citybus H2-TECH (miniautocarro urbano até 15 passageiros, com uma autonomia de cerca de 300 km).

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados