Mobilidade

SUV Solterra é o elétrico da Subaru e tem genes do Toyota bZ4X

Desenvolvido em conjunto com a Toyota, o novo Solterra chega ao mercado em meados do próximo ano, nas versões de tração dianteira e tração integral
PUB

A julgar pelo nome, poderia tratar-se de um novo veículo de produção portuguesa, mas a verdade é que o SUV Solterra é um novo lançamento de uma marca japonesa já com uma longa tradição na indústria automóvel, a Subaru. Trata-se do primeiro veículo elétrico da marca que tem a particularidade de partilhar a plataforma com o também elétrico Toyota bZ4X, sobre o qual a AWAY já falou (vê aqui).

Apesar das semelhanças com o bZ4X, o novo Solterra foi desenvolvido pela Subaru com a preocupação de que fosse um veículo em que os atuais clientes da marca pudessem sentir que se trata de um verdadeiro Subaru.

PUB

Aquele que é o primeiro de uma futura gama de veículos elétricos do construtor nipónico é marcado por uma grelha hexagonal, da qual parte o eixo horizontal de linhas vincadas, adornadas pelos contornos das rodas em plástico de cor contrastante, em reforço do estilo SUV.

PUB

As baterias estão colocadas abaixo do piso e são parte integrante da estrutura do Solterra, o que, segundo a Subaru, lhe permite apresentar um baixo centro de gravidade e uma elevada resistência e rigidez da carroçaria.

PUB

O modelo estará disponível com tração dianteira, mas também em versão de tração integral, pela qual a Subaru é amplamente reconhecida. No caso desta, a força motriz é assegurada por dois motores elétricos de 80 kW, um em cada eixo, com uma autonomia anunciada de 460 km. Já a versão de duas rodas motrizes tem montado um motor de 150 kW e uma autonomia anunciada de 530 km (norma WLTC em ambos os casos).

Tal como acontece nos outros SUV da Subaru, o Solterra também estará equipado com o sistema de controlo X-Mode AWD, que melhora o desempenho em estradas acidentadas e que no novo modelo elétrico integra a função “Grip Control”. Esta permite que o veículo funcione a uma velocidade constante enquanto o estabiliza mesmo em estradas acidentadas.

O novo Subaru Solterra será lançado em meados de 2022, em vários mercados em simultâneo: Japão, Estados Unidos, Canadá, Europa e China, no entanto, até à data não há qualquer informação de eventual chegada ao mercado nacional.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: O Renault 4L do futuro é elétrico e voa!
Away
Biocombustíveis: depois do milho e girassol, agora os insetos
Energia
Gasolina desce e gasóleo sobe, na próxima semana