Mobilidade

Toyota inverte os planos e passa a apostar em força em automóveis elétricos

Construtor japonês deu a conhecer novos modelos da submarca bZ e revelou o futuro da marca Lexus: terá apenas automóveis elétricos a partir de 2035
PUB

A Toyota está a surpreender a indústria automóvel com a sua nova e forte aposta em veículos elétricos, anunciada num briefing à imprensa há poucos dias. Ainda que desde há muito se empenhe no desenvolvimento de veículos com baixas emissões, como foi o caso do Prius (lançado em 1997), a marca japonesa tem sido notada por criar alguma resistência à transição para a propulsão puramente elétrica. Mas o cenário está prestes a mudar.

Akio Toyoda, presidente da Toyota, anunciou que o grupo irá lançar uma gama completa de veículos elétricos até 2030, composta por 30 modelos entre os segmentos de passageiros e comerciais, e que a partir dessa data espera vender 3,5 milhões de veículos elétricos por ano, a nível global. Anteriormente, a Toyota havia anunciado que apenas iria lançar 15 modelos elétricos até 2025 e que não contava vender mais de 2 milhões/ano a partir da próxima década.

PUB

A surpresa causada pelo construtor japonês foi ainda maior quando anunciou que a sua marca Lexus passará a ser totalmente elétrica a partir de 2035 e que, já em 2030, pretende que a totalidade das vendas nos mercados europeu, americano e chinês seja de veículos alimentados a eletricidade.

PUB
PUB
Lexus divulga primeiras imagens do seu novo veículo elétrico
PUB

Os primeiros passos nesse sentido serão dados com o lançamento do coupé LF-Z Electrified, provavelmente a acontecer no próximo ano, e do SUV RZ, parcialmente revelado à imprensa neste evento.

Foi também levantado o véu sobre um futuro modelo desportivo 100 por cento elétrico com a marca Lexus, que poderá montar baterias de estado sólido e oferecer uma autonomia superior a 700 km.

Quanto aos futuros modelos com o símbolo Toyota, a marca assegura que não só irá adicionar versões elétricas aos modelos já existentes, como também irá oferecer uma gama de “modelos de produção em massa a preços razoáveis”, através da submarca bZ. De uma assentada, o construtor japonês deu a conhecer quatro novos modelos que se irão juntar ao já conhecido bz4X, a chegar ao mercado em breve.

beyond Zero é a nova submarca de elétricos da Toyota

Um SUV de tamanho médio, um crossover compacto, uma berlina de tamanho médio e um SUV de grandes dimensões, com três filas de bancos, irão fazer crescer a gama bZ, aos quais se irão juntar, num futuro próximo, outras opções como um todo-o-terreno, uma pick-up e um desportivo.

PUB

Akio Toyoda anunciou também que a Toyota irá aumentar o investimento no desenvolvimento de baterias para mais de 16 mil milhões de euros e que as suas fábricas deverão ser neutras em carbono em 2035.

Apesar da maior aposta em veículos 100 por cento elétricos, o executivo japonês deixou antever, contudo, que, a nível global, a Toyota irá continuar a oferecer outras soluções aos seus clientes, como as motorizações híbridas e as alimentadas a hidrogénio.

(Fotos: divulgação e Noriaki Mitsuhashi/N-RAK Photo Agency)

Continuar a ler
Home
Comprar um veículo elétrico em segunda mão. Prós e contras
Preço dos combustíveis com aumento na 2ª feira
Descobre como a resiliência fará parte das smartcity do futuro