Mobilidade

Mobilidade suave: Quarteira aumenta em 22% número de peões e ciclistas

Criação de um laboratório para a sustentabilidade urbana contribuiu para um aumento superior a 22% no número de peões e ciclistas
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Mobilidade suave em Quarteira (foto: divulgação)
Mobilidade suave em Quarteira (foto: divulgação)

A Câmara Municipal de Loulé criou o projeto Quarteira Lab para responder aos desafios da sustentabilidade urbana no município, nomeadamente com a aposta em ciclovias. Estrutura surgiu com a candidatura da autarquia ao programa Laboratórios Vivos para a Descarbonização, lançado e cofinanciado pelo Fundo Ambiental.

Das várias soluções já concretizadas pelo projeto, conta-se a criação de uma ciclovia em cada um dos sentidos de trânsito e a instalação de um sistema que conta o número de pessoas e de bicicletas, o qual pode ser consultado em tempo real.

Ciclovia em Quarteira - AWAY
Ciclovia em Quarteira

Em 2022 verificou-se um aumento de mais de 22% no número de peões e ciclistas. Entre janeiro e dezembro, passaram junto ao cruzamento da Avenida Carlos Mota Pinto com a Rua Vasco da Gama, precisamente nas imediações do Quarteira Lab, 942.188 peões e 132.756 bicicletas.

Estes valores são superiores aos registados em 2021 – 754.177 e 108.599, respetivamente – o que representa um aumento de 24,9%, nos peões e de 22,2% na mobilidade ciclável. Estes números atestam que o projeto financiado pelo Fundo Ambiental, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2, está a gerar resultados positivos para o município de Loulé.

Quarteira - AWAY
Quarteira

Durante o mês de agosto registaram-se os números mais elevados: 138 543 peões e 16.602 bicicletas, o que se explica pelo aumento do número de turistas. Em média, por dia, contabilizaram-se 2.581 pessoas e 364 bicicletas que percorreram aquela área.

De referir que, a partir da área compreendida entre as avenidas Carlos Mota Pinto e Francisco Sá Carneiro, já é possível ir de bicicleta até Vilamoura. Houve uma ampliação da ciclovia, beneficiando a mobilidade suave, e a Avenida Carlos Mota Pinto foi requalificada e repavimentada, assim como a ciclovia já existente.

(fotos: divulgação)

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