Smartcity

Em Amesterdão as bicicletas passam a ficar guardadas debaixo de água

Dois novos parques com ligações diretas ao metro e ao comboio estão a entrar em funcionamento na capital dos Países Baixos
Texto

Em Amesterdão, Países Baixos, estão a nascer dois originais novos parques para guardar bicicletas. Não se situam em céu aberto, nem tão pouco integram um edifício à superfície. Foram construídos debaixo de água.

Localizadas junto à Estação Central de Amesterdão, as duas infraestruturas têm capacidade para albergar cerca de 11 mil bicicletas, o que as torna no maior espaço para o efeito da capital dos Países Baixos.

Acessos ao parque para bicicletas subterrâneo

O parque para bicicletas Stationsplein abriu oficialmente ao público no passado dia 26 de janeiro. É um projeto de arquitetura da empresa neerlandesa Wurck, desenvolvido em conjunto com o Museu de Amesterdão, e construído sob o chamado "Open Harbourfront".

Com capacidade para armazenar quase 7000 velocípedes, o maior dos dois parques tem ligações diretas ao metropolitano e à estação de comboios. No seu interior os utilizadores podem contar com dois níveis de suportes para colocação das bicicletas, desenvolvidos pela empresa VelopA, e um sistema de monitorização da LumiGuide.

Parque para bicicletas - AWAY
Parque para bicicletas subterrâneo

O outro parque de estacionamento, também construído debaixo de água, pode armazenar aproximadamente 4000 bicicletas. Irá entrar em funcionamento no decorrer deste mês de fevereiro.

Ambos os parques estão decorados com obras de arte e um sistema luminoso que indica os lugares disponíveis. Os seus utilizadores podem ainda contar com serviços de bicicletas partilhadas e de reparação de bicicletas.

Parque para bicicletas subterrâneo

De acordo com a Cities Today, os dois projetos representaram um investimento de 85 milhões de euros. O parqueamento é gratuito nas primeiras 24 horas, período após o qual tem um custo diário de 1,35 euros.

(fotos: captura FB/ Dutch Cycling Embassy)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias