Mobilidade

Inaugurado Gigahub que carrega 180 carros elétricos em simultâneo

Um dos maiores centros de carregamento de veículos elétricos da Europa foi inaugurado em Birmingham, Inglaterra
Texto

Imagina um espaço à beira da autoestrada onde é possível carregar 180 veículos elétricos em simultâneo. Impressionante, não é? Pois bem, este pode ser o futuro da mobilidade elétrica, mas para os britânicos este é já o presente.

A EV Network (EVN), em parceria com a BP Pulse e o Grupo NEC acabam de inaugurar um dos maiores centros de carregamento de veículos elétricos (VE) da Europa. O novo Gigahub fica localizado no Campus do Centro Nacional de Exposições (NEC no original) na zona de West Midlands, em Birmingham, no Reino Unido.

carregamento - away
O novo centro de carregamento fica localizado em Birmingham (foto: divulgação)

Capaz de carregar até 180 veículos elétricos em simultâneo, o Gigahub possui 16 carregadores duplos DC ultrarrápidos de 300 kW de última geração com capacidade para 32 VE em simultâneo.

Possui ainda 150 pontos para carregamento de 7 kW permitindo servir também utilizadores de estadia mais prolongada ou sem possibilidade de carregamentos rápidos.

carregamento - away
A Jaguar testou o espaço com 32 I-Pace a carregar em simultâneo

A Jaguar, com várias instalações na zona, associou-se a esta abertura colocando 32 I-Pace a carregar em simultâneo, durante todo o mês de agosto, de forma a testar a infraestrutura em termos de distribuição de energia, carregamento rápido e conectividade dos veículos, através da aplicação Jaguar Charging,

A instalação é alimentada por fontes de energia renováveis, incluindo uma cobertura de painéis solares, assegurando assim uma maior sustentabilidade aos carregamentos.

inauguração - away
O evento contou, entre outros, com a presença de Jeremy Hunt, Ministro das Finanças inglês (foto: divulgação)

A zona do NEC é um local que conta com mais de 45 exibições anuais e cerca de 2,5 milhões de visitantes por ano. Por outro lado, a autoestrada em West Midlands conta com um tráfego de mais de 60 milhões de veículos por ano. Estes dados tornam a localização perfeita para incentivar a mobilidade elétrica.

Todos os visitantes terão ainda acesso a um serviço Drive-Thru Starbucks Coffee, que combina carregamento rápido com serviço de conveniência para os automobilistas, enquanto aguardam pelo final do carregamento.

A EVN quer expandir este tipo de centros de carregamento, tendo para o efeito já registado o nome "Gigahub".

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Comboios que levitam na linha? Empresa italiana está a testar tecnologia
Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 24 a 30 de junho
Visita à fábrica da Nissan: sustentabilidade em destaque na produção do Qashqai