Mobilidade

Na Califórnia os Mercedes-Benz já podem circular sem condutor

Sistema Drive Pilot Nível 3 foi aprovado na Califórnia para utilização em veículos de série
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Mercedes Drive Pilot (foto: divulgação)
Mercedes Drive Pilot (foto: divulgação)

Imagina aquele email importante que de repente de lembras que devias ter enviado e vais no meio da autoestrada a conduzir. Na Califórnia, os proprietários de alguns modelos Mercedes-Benz, vão poder ativar o Drive Pilot, tirar as mãos do volante e calmamente continuar viagem enquanto utilizam o computador e respondem ao tal email. O carro segue sozinho sem intervenção do condutor.

Depois do Nevada, o estado da Califórnia, o mais populoso dos Estados Unidos da América, acaba de aprovar a utilização do sistema Drive Pilot da Mercedes-Benz, que, entre outras coisas, permite justamente isso, o acesso a uma condução condicionalmente automatizada, ou seja, SAE nível 3, com condutor atrás do volante mas sem necessidade de intervenção.

O sistema Drive Pilot será opcional nos modelos Mercedes-Benz Classe S e EQS e estará disponível já em 2023.

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O sistema Drive Pilot funciona até aos 64 km/h (foto: divulgação)

No que consiste o Mercedes-Benz Drive Pilot

Durante uma viagem com condução condicionalmente automatizada, o Drive Pilot, quando ativado, permite que o condutor desvie a sua atenção do trânsito e se concentre em atividades secundárias. Quando o sistema se encontra ativo, as aplicações de infoentretenimento ficam disponíveis para interação no display central. Nada disto é permitido sem o Drive Pilot.

O sistema Drive Pilot consegue assumir o controlo do veículo em zonas de autoestrada ou via rápida, com velocidades de até 64 km/h. Todos os sinais, direções e trajeto passam a ser controlados pelo sistema, sem intervenção humana.

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Na Alemanha há um projeto que permite ao EQS ir estacionar sozinho dentro de um aeroporto (foto: divulgação)

Em caso de emergência ou necessidade o Drive Pilot alerta o condutor de que deve assumir o comando. Se isso não acontecer ou se por exemplo o condutor não se sentir bem, o sistema está preparado para imobilizar o carro na berma de forma segura e sinalizar a presença de forma automática.

Vários sensores permitem toda a operação, com diferentes controlos para travões, direção, entre outros. Mas é importante referir que o SAE 3, nível de condução autónoma intermédio, permite que o veículo tenha o controlo da operação mas exige que o condutor se mantenha ao volante (ainda que a fazer outras tarefas) de forma a assumir o controlo, se necessário.

A Mercerdes-Benz prepara agora para aumentar o nível de controlo até aos 130 km/h, mas até lá irá manter vários testes com parceiros para implementar esse próximo passo em total segurança.

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