Mobilidade

Loulé celebra Dia Europeu sem Carros com animação e ações de sensibilização

No centro do município algarvio os veículos deixam de circular a partir das 15h00 para dar lugar Parking Day
Texto
Mercado Municipal de Loulé (Foto: VisitPortugal)
Mercado Municipal de Loulé (Foto: VisitPortugal)

O Dia Europeu sem Carros que se assinala hoje, 22 de setembro, é o ponto alto e última dia da Semana Europeia da Mobilidade. Na cidade de Loulé a data está a ser assinalada de forma especial com o chamado Parking Day, cujo propósito é promover uma mobilidade mais sustentável.

Neste dia 22 deixa de ser possível circular de automóvel entre as 15h00 e as 23h00 na Praça da República, artéria que se estende entre o Largo Bernardo Lopes e o Largo Gago Coutinho. Em substituição dos veículos, é a animação que toma conta desta zona da cidade, num programa preparado pela autarquia de Loulé que inclui momentos de entretenimento e sensibilização.

As hostilidades são abertas às 19h00 com a atuação do grupo de hip hop Urban Xpression e com uma aula de fitness aberta a toda a população, promovida pelo Ginásio MOOV. Uma hora depois, às vinte em ponto, é dado o tiro de partida para a Caminhada Metrominuto – um percurso de cerca de sete quilómetros pela cidade. As inscrições são feitas no local, a partir das 19h30.

Na componente de sensibilização, o público mais jovem recebe atenção especial por parte de elementos da Guarda Nacional Republicana, com a instalação de uma pista de prevenção rodoviária disponível durante todo o horário da iniciativa. Aí os mais novos vão ser alertados para questões de segurança rodoviária e para a importância de salvaguardar vidas humanas.

Ainda no âmbito do Parking Day, o centro de Loulé será também palco para a projeção de filmes 360˚ sobre alterações climáticas e para a participação de expositores dedicados ao tema. Haverá animação de rua e o comércio local terá um horário alargado.

(Fotos: W. Horsburgh/ Flickr)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal