Mobilidade

BMW investe fortemente na produção de baterias e veículos elétricos nos EUA

Grupo alemão vai ampliar fabrica já existente e construir uma nova unidade de montagem de baterias na Carolina do Sul
Texto
BMW aposta na produção de elétricos nos EUA
BMW aposta na produção de elétricos nos EUA

A BMW está a todo o vapor na expansão da sua capacidade de produção de automóveis elétricos nos Estados Unidos. Oliver Zipse, presidente do conselho de administração do grupo alemão, anunciou um investimento de 1,7 mil milhões de dólares (cerca de 1,73 mil milhões de euros) nas operações a desenvolver no país.

O valor anunciado pelo responsável que desde 2019 comanda os destinos da BMW irá dividir-se em duas partes, com mil milhões de dólares a terem como destino a ampliação da fábrica que o construtor detém em Spartanburg, no estado da Carolina do Sul.

BMW investe nos EUA - AWAY
Modelos BMW elétricos das séries X vão ser produzidos nos EUA

O objetivo é dotar a unidade existente de todas as condições necessárias à produção de automóveis exclusivamente elétricos. A BMW confirmou que até 2030 irá fabricar, pelo menos, seis modelos deste tipo nos Estados Unidos. Serão todos SUV (série X).

Quanto aos restantes 700 milhões de dólares, destinam-se à construção de uma nova fábrica de montagem de baterias, também na Carolina do Sul, mas na cidade de Woodruff.

Também no capítulo das baterias, a produção de modelos BMW X elétricos nos Estados Unidos vai implicar ainda mais investimento, já que o seu fornecedor deste componente, Envision AESC, vai também ele construir uma nova fábrica no mesmo estado.

Na nova unidade serão produzidas as células de bateria de iões de lítio especificamente concebidas para a sexta geração da tecnologia eDrive da BMW, que serão utilizadas na próxima geração de veículos elétricos da marca. Terá uma capacidade anual de até 30 GWh.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal