A sexta geração de baterias de iões de lítio da BMW chega em 2025 e traz muitas novidades para além das células formato cilíndrico. A mais sonante será provavelmente a autonomia. O construtor alemão anuncia que as suas novas baterias vão permitir percorrer mais 30 por cento de distância, podendo mesmo chegar aos 1000 km totais.
O modelo elétrico da BMW que atualmente oferece maior autonomia é o SUV iX – 631 km. Considerando o incremento de 30 por cento trazido pela nova geração de baterias, este modelo poderá vir a percorrer até 820 km com uma única carga. Contudo, a autonomia máxima da próxima geração de elétricos do construtor bávaro não deverá ficar por aqui.
Thomas Albrecht, diretor do departamento ‘Efficient Dynamics’ da BMW, em declarações à Autocar foi claro sobre as capacidades das baterias de sexta geração: “dar-nos-ão uma autonomia 30% superior, ou mais, face às atuais, mas não ultrapassaremos os 1000 km de autonomia, apesar de o podermos fazer. Achamos que não será necessária uma autonomia tão grande”.
Para além de permitirem percorrer mais quilómetros, as baterias que irão ser montadas nos elétricos da BMW a partir de 2025 trazem um outro benefício à boleia da sua densidade energética sofrer um acréscimo de 20 por cento. A velocidade de carregamento foi melhorada em 30 por cento.
Quanto à componente ambiental, o construtor alemão assegura que o fabrico das baterias com células de formato redondo irá implicar uma redução de 60 por cento nas emissões de carbono face à realidade atual, o que será conseguido através do uso de lítio, cobalto e níquel reutilizados, assim como da utilização de energia verde na produção.
Ainda no domínio da produção, a BMW avança que o custo do fabrico das novas baterias será de até menos 50 por cento face às atuais. O futuro dirá se essa poupança se irá refletir no preço de venda dos novos automóveis elétricos do grupo, que afirma ter estabelecido o objetivo de reduzir os custos de fabrico de modelos totalmente eléctricos para o mesmo nível dos veículos com motores de combustão de última geração.
Para fazer face à produção da sexta geração de baterias, o grupo BMW adjudicou, entretanto, contratos num valor “acima de 10 mil milhões de euros” aos seus parceiros CATL e EVE Energy para a construção de novas fábricas. Ambos irão montar duas gigafábricas na China e na Europa, cada uma com uma capacidade total anual de até 20 GWh. A América do Norte será também o destino de duas novas fábricas, para as quais a BMW ainda não escolheu parceiros.