Mobilidade

Nova empresa de mobilidade Togg recorre à Pininfarina e revela veículo elétrico

Togg apresentou, no CES 2022, um modelo de negócio focado em dados e no utilizador e exibiu o seu concept car elétrico, desenhado em parceria com a Pininfarina
Texto

Identificando-se como uma companhia tecnológica, a turca Togg esteve na CES 2022, em Las Vegas, a apresentar o seu conceito de mobilidade e a dar a conhecer o protótipo elétrico Transition Concept Smart Device. Sim leu bem, a marca fala de um dispositivo inteligente ao serviço da mobilidade e não "apenas" de um veículo.

A Togg apresenta um modelo de negócio bem definido, baseado em dados e nos utilizadores, e procura ser uma companhia sustentável e preocupada com a sua pegada ambiental. Promete não só desenvolver veículos conectados e elétrico, como também um ecossistema altamente tecnológico e inteligente para suportar as suas propostas de mobilidade.

Ver abaixo vídeo da marca sobre o conceito da Togg:

O Transition Concept Smart Device que apresentou na CES 2022, é na realidade um protótipo elétrico desenhado com a ajuda de Pininfarina, uma empresa de design italiana conhecida por desenhar automóveis com linhas futurísticas, destaca-se pelo interior com um enorme monitor ao longo de todo o tablier e os quatro lugares individuais, com um formato mais desportivo.

Apesar de não ter sido divulgado se este automóvel elétrico vai algum dia chegar às estradas, sabe-se que é a personificação dos conceitos mais valorizados pela marca, que acredita que a mobilidade tem de ser inteligente, autónoma, elétrica, empática, conectada e, claro, centrada no utilizador.

Na CES 2022, a empresa de tecnologia turca divulgou também os seus planos de produção, afirmando que quer produzir um milhão de veículos, em cinco segmentos distintos, até 2030. O primeiro veículo a ser produzido será um SUV do segmento C que deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2023.

Também já se sabe que as baterias para os modelos da Togg vão ser feitas in-house, através da Siro Road Clean Energy Solutions, uma joint venture criada em parceria com a Farasis Energy. O foco da joint venture é a investigação e o desenvolvimento e esperam, num futuro próximo, criar baterias que possam ser usadas noutros veículos elétricos de outras marcas, assim como sistemas de armazenamento de energia para outros setores para além do da mobilidade.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal