Mobilidade

Vision EQXX: o concept elétrico da Mercedes-Benz que usa energia solar

Veículo tem células solares que permitem mais 25 km de autonomia e usa materiais sustentáveis e reciclados no seu interior
Texto

A Mercedes-Benz acabou de apresentar uma das primeiras grandes novidades do ano no mundo da mobilidade sustentável: o Vision EQXX, um concept car elétrico solar, com mais de 1000 quilómetros de autonomia, que procura ser mais sustentável.

Em primeiro lugar, e uma das coisas que mais chama a atenção, é a utilização de energia solar. O EQXX tem 117 células solares no tejadilho que estão conectadas a uma pequena bateria que dá energia para os sistemas de luzes, de ar condicionado e de informação. Para além disso, num dia de sol, garantem uma autonomia extra de 25 quilómetros.

O novo concept da Mercedes-Benz foi toda desenhada tendo em consideração a aerodinâmica e a eficiência, o que permite um consumo de menos de 10 kWh por 100 quilómetros.

Outro fator interessante neste novo veículo elétrico solar do fabricante alemão é a sua bateria. É compacta, tendo menos 50% do volume e sendo 30% mais leve do que a bateria usada no EQS. Apesar de não se saber ao certo a capacidade, sabe-se que tem menos de 100 kWh.

A Mercedes-Benz procurou criar uma proposta que prime pela sustentabilidade e, por isso, foram utilizados materiais reciclados e sem ser de origem animal no interior. Por exemplo, o tecido das portas tem garrafas de plástico recicladas e foi também usado UBQ, um material que substitui o plástico e que é feito a partir de lixo doméstico.

O EQXX não deverá ser produzido em série, no entanto, muitas das tecnologias propostas deverão chegar a veículos futuros do fabricante alemão.

(Fotos e vídeo: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”