Atualidade

Vêm aí um “rio atmosférico” com chuva forte, trovoadas e inundações

O agravamento da agitação marítima aconselha a não realizar atividades junto a molhes, arribas e praias
Texto
Chuva forte (Foto: Rach M./Pixabay)
Chuva forte (Foto: Rach M./Pixabay)

A noite já foi de chuva e vento e a partir desta quarta-feira, dia 19 de outubro, pelo menos, até ao final da semana são de esperar condições atmosféricas caracterizadas por chuva forte, trovoadas e há mesmo o perigo de inundações. Vêm aí um “rio atmosférico”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deixou vários avisos nas últimas 24 horas com particular destaque para o que designou como “rio atmosférico” que consiste em períodos de chuva forte e persistente causada pela “chegada de massas de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água”.

O agravamento do tempo irá trazer uma descida de temperatura e perante as previsões atuais vários distritos estarão sob aviso amarelo, quer devido à chuva, quer devido ao vento e até agitação marítima.

Inundações no litoral Norte e terras altas

Ao final do dia de ontem o IPMA lançou mais um alerta específico para a possibilidade de inundações urbanas, em especial no litoral Norte e nas terras altas, devido à chuva forte.

O agravamento da agitação marítima levou também a Autoridade Marítima Nacional (AMN) a desaconselhar toda a atividade junto ao mar, nomeadamente em molhes, arribas e praias, particularmente até à próxima sexta-feira.

Com chuva e ondulação forte, evitar zonas de praia - AWAY
Com chuva e ondulação forte, evita zonas de praia (Foto: Dziana H./Pexels)

A AMN destacou que durante esse período está prevista uma ondulação do quadrante Oeste, “com uma altura significativa que poderá atingir os 07 metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 13 segundos”, além de ventos do quadrante sudoeste com uma intensidade média de até 84 quilómetros por hora (km/h) e rajadas até 152km/h.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal