Atualidade

Depois do calor extremo vêm aí trovoadas, aguaceiros e até granizo

Nos próximos dias vão registar-se valores de temperatura acima dos valores normais para a época nas regiões do interior
Texto
Trovoada, aguaceiros e granizo (Foto: Ralph Lambert/Pexels)
Trovoada, aguaceiros e granizo (Foto: Ralph Lambert/Pexels)

O verão ainda não terminou, mas hoje há uma forte possibilidade de Portugal continental ter várias zonas com um ar bastante invernoso, com chuva e trovoadas. Mas o calor irá manter-se e até há distritos onde está previsto alerta para altas temperaturas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quarta-feira dia 24 de agosto, dez distritos sob aviso amarelo devido à possibilidade de ocorrência de trovoadas e aguaceiros.

Assim, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão até às 18 horas de hoje sob aviso amarelo devido à possibilidade de ocorrência de trovoadas e aguaceiros, que poderão ser de granizo.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo até às 18 horas de hoje os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco por causa do tempo quente com persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com uma nota do IPMA, nos próximos dias vão registar-se valores de temperatura acima dos valores normais para a época nas regiões do interior, apesar de hoje estar prevista uma descida da temperatura, que será mais acentuada no litoral oeste.

Na quinta e sexta-feira haverá uma subida gradual da temperatura no litoral Norte e Centro e no Algarve.

A situação meteorológica, segundo o IPMA, citado pela Lusa, deve-se “à ação conjunta de um anticiclone localizado a norte do arquipélago dos Açores, por uma depressão de origem térmica sobre a Península Ibérica e por uma depressão em altitude que atravessará [hoje] o território do continente”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias