Atualidade

Ciclone Danielle com chuva e rajadas de vento fortes obriga a aviso amarelo

IPMA emite aviso amarelo para hoje e irá manter-se até às 18 horas de quarta-feira dia 14 de setembro
Texto
Homem a andar de bicicleta à chuva (Foto: Genaro Servin/Pexels)
Homem a andar de bicicleta à chuva (Foto: Genaro Servin/Pexels)

Chuva por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de rajadas de vento fortes estão na origem do alerta de aviso amarelo para hoje, dia 13 de setembro, afetando quinze distritos em Portugal continental e os grupos ocidental e central dos Açores.

Depois do alerta de ontem para chuva intensa e vento forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu para hoje um aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre e Setúbal.

O alerta de aviso amarelo irá manter-se todo o dia de terça-feira e até às 18 horas de quarta-feira.

Ainda de acordo com o IPMA o grupo central dos Açores (Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira) vai estar sob aviso amarelo devido à chuva entre as 09:00 e as 21:00 de hoje e o ocidental (Flores e Corvo) até às 12:00 de hoje também por causa da precipitação por vezes forte.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, como é o caso da previsão atual de chuva e rajadas de vento fortes.

Na origem da emissão destes avisos estão, segundo o IPMA, “as linhas de instabilidade” associadas ao ciclone extratropical Danielle, que vão originar precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento, no litoral oeste, evoluindo gradualmente para leste.

Este cenário de precipitação deverá manter-se ao longo da semana, embora com menores quantidades de precipitação acumulada a partir de quarta-feira.

A previsão do estado do tempo para hoje:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente