Sustentabilidade

18 concelhos de quatro distritos em perigo máximo de incêndio hoje

Portugal tem um total de 34 concelhos com perigo muito elevado ou máximo de incêndio
Texto
Calor traz risco de incêndio (Foto: Unsplash)
Calor traz risco de incêndio (Foto: Unsplash)

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje, dia 16 de junho, dezoito concelhos de quatro distritos de Portugal continental, em risco máximo de incêndio. Este risco é devido à previsão de tempo quente.

Em perigo máximo de incêndio estão concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Vila Real e Faro. Para além destes ainda há mais 16 concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Faro e Vila Real em perigo muito elevado de incêndio.

O perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira devido à previsão de tempo quente.

Como se calcula risco de incêndio

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A previsão meteorológica para dia 16 de junho

O IPMA prevê para hoje no continente uma descida da temperatura, em especial da máxima, com períodos de céu muito nublado e aguaceiros e trovoada, em especial no Norte e Centro.

Os aguaceiros podem ser localmente fortes, acompanhados de trovoada e rajadas de vento, sobretudo nas regiões Norte e Centro, e a descida de temperatura, em especial da máxima, será mais acentuada no interior.

Está ainda previsto vento em geral fraco (até 20 quilómetros/hora - km/h) a predominar do quadrante sul, tornando-se fraco a moderado (até 25 km/h) a predominar do quadrante oeste a partir da tarde e soprando moderado (20 a 30 km/h) do quadrante sul, por vezes forte (até 40 km/h), com rajadas até 60 km/h, nas terras altas.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14ºC em Setúbal e os 20ºC em Bragança e na Guarda e as máximas entre os 25ºC em Sines e em Sagres e os 35ºC em Bragança.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas