Cidades

Municípios portugueses juntam-se para se adaptar às alterações climáticas

Associação Adapt.local é constituída oficialmente na semana em que se alerta para o clima em Loulé
Loulé cria Semana do Clima
Loulé cria Semana do Clima

Ao fim de seis anos de história, a Associação Adapt.local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, até agora, uma parceria informal, vai ser oficialmente constituída, passando a ser uma associação de direito privado sem fins lucrativos. A assinatura da escritura pública de constituição irá ocorrer em Loulé, no dia 20 de maio.

Foi em 2016 que surgiu a Associação Adapt.local, na sequência do projeto ClimAdaptPT.Local. Esta parceria envolve 30 municípios do continente e ilhas, entre eles Lisboa, Cascais, Loulé, Ílhavo, Porto e Funchal, assim como instituições de ensino superior, centros de investigação, organizações não-governamentais e empresas

Foi criada com o objetivo de fazer um planeamento local que vise a adaptação às alterações climáticas.

A constituição oficial da associação acontece no último dia da Semana do Clima, no município de Loulé, um evento que teve início a 16 de maio e que pretende alertar para as alterações climáticas e para a importância de agir.

Durante esta semana, foram organizadas várias ações, palestras e eventos para sensibilizar as pessoas para o clima.

No Dia Internacional da Reciclagem, que se celebrou a 17 de maio, realizaram-se ações sobre a gestão de resíduos e também sobre a importância de poupar água junto da comunidade e das escolas.

O dia 19 de maio será dedicado aos mais jovens, com a realização de ações e programas em escolas, especialmente focados na ação climática no município.

Continuar a ler
Home
Conferência dos Oceanos 2022 em Lisboa até 1 de julho
Subida de água no planeta. Vê aqui este projeto de sensibilização em Copenhaga
Estão a aparecer microplásticos em gelo na Antártida