Sustentabilidade

6 concelhos de Faro, Santarém e Castelo Branco em perigo máximo de incêndio

Cuidado com o calor, todo o país irá ter temperaturas elevadas, pelo menos, até à próxima segunda-feira
Texto
Incêndios (Foto: Dominic Sansotta/Unsplash)
Incêndios (Foto: Dominic Sansotta/Unsplash)

Altas temperaturas até segunda-feira colocam em perigo máximo de incêndio seis concelhos dos distritos de Faro, Santarém e Castelo Branco.

O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que esclarece que os visados para hoje são os concelhos de Proença-a-Nova (Castelo Branco), Vila Nova da Barquinha, Tomar (Santarém), Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Guarda, Lisboa, Leiria, Coimbra, Viseu, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

Este nível de perigo de incêndio irá manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira devido à previsão do IPMA de tempo quente, com estimativa de temperaturas máximas entre 30 e 35 graus Celsius, e, com valores mais elevados, da ordem de 40 graus, na Beira Baixa, vale do Tejo e interior do Alentejo.

Para a faixa costeira ocidental, os valores deverão ser ligeiramente inferiores, variando aproximadamente entre 25 e 30 graus, devido à previsão de vento de nor-noroeste, que poderá ser por vezes forte durante as tardes.

No que diz respeito às temperaturas mínimas, o IPMA aponta para uma subida na sexta-feira, prevendo-se noites tropicais no interior, em especial do centro e sul e no sotavento algarvio.

De acordo com o IPMA, para segunda-feira a tendência aponta para uma pequena descida dos valores de temperatura, em especial da máxima, entre 2 e 5 graus.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas