Sustentabilidade

Dos oceanos para o cabide: iniciativa transforma plástico em peças de roupa

Iniciativa B-SEArcular convidou jovens designers a criar peças com tecidos feitos a partir de plástico dos oceanos
Texto

Todos os anos, chegam aos oceanos toneladas de plástico. Para tentar combater o problema que teima apenas em crescer, têm surgido vários projetos para transformar aquilo que era lixo em algo com uso. A iniciativa de economia circular B-SEArcular nasceu em Portugal para reaproveitar o plástico na fabricação de peças de roupa sustentável.

Realizada pela Epson em conjunto com a Lisbon School of Design (LSD), a empresa de fabrico de malhas circulares A. Sampaio & Filhos, a produtora de tecidos Lemar, a iniciativa Seaqual que transforma plástico em fios e a Inedit Studio, a B-SEArcular tinha como objetivo lançar peças de moda de tecidos feitos com plástico.

Peça roupa B-SEArcular
Peça reversível em tecido de economia circular

O desafio foi lançado aos estudantes da LSD. Tinham total liberdade para desenvolver as suas ideias, desde os padrões ao design das peças.

O resultado foram seis peças apresentadas por seis jovens designers, todas inspiradas no mar, nos peixes e nos corais.

Para criar o tecido que serviria de base, cada empresa participante interveio em diferentes fases. Primeiro foi feita a angariação do plástico com a limpeza de praias. Depois, os resíduos foram transformados em malha circular para depois formarem os tecidos brancos.

Peças B-SEArcular - AWAY
Desenho das peças para a iniciativa B-SEArcular

A impressão dos padrões esteve a cargo da Epson que utilizou uma técnica digital, a impressão de moda sustentável. De acordo com a empresa, esta funciona mediante injeção de tinta e permite 80% de poupança energética, além de consumir menos 60% de água.

Além de servir como um alerta para a importante gestão de resíduos plásticos e para o seu reaproveitamento dentro da economia circular, a iniciativa B-SEArcular é também uma plataforma de projeção para estes jovens designers que estão a apostar no design no campo da moda sustentável.

Esta colaboração focada na economia circular e na sustentabilidade responde aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas.

(Fotos: Nicole Sanchez/NIMAGENS cortesia da Epson)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal