A indústria da moda é conhecida pela sua grande pegada ambiental, mas há marcas de fast fashion que estão a tentar contrariar esta tendência. A H&M, um dos maiores retalhistas de moda, juntou-se à Remondis, uma empresa alemã de reciclagem, para criar uma joint venture (JV) de economia circular.
Este novo projeto chama-se Looper Textile e vai ajudar a dar uma segunda vida a roupa e têxtil que já não são desejados. Desta forma, espera colmatar a falta de gestão de roupa usada na União Europeia, sendo que cerca de 60% acaba no lixo.
Detida a 50/50, a JV vai recolher, separar e vender roupas e tecidos em segunda mão. O objetivo é estender o ciclo de vida de cerca de 40 milhões de peças em 2023, referiu a H&M.
De acordo com a marca de roupa, a Looper Textile vai ser um fornecedor de material para empresas que operem na revenda e reciclagem de têxtil.
Adidas cria sapatos, roupas e acessórios que podes devolver para terem nova vida
Para simplificar o processo de gestão e automatizá-lo, a JV vai testar diferentes formas de recolha e implementar várias tecnologias, como a triagem por infravermelhos.