Sustentabilidade

A tua próxima peça de roupa pode vir coberta de plantas

Loewe criou coleção de roupa de homem em que casacos, calças e sapatos servem de solo para pequenos brotos de plantas
Texto

Os limites da moda são muitas vezes os limites da imaginação. E se muito se fala sobre o impacto da roupa no meio ambiente, a Loewe mostrou que o meio ambiente pode viver na roupa… pelo menos, de certa forma.

Foi no desfile de moda masculina de primavera/verão 2023 que a marca espanhola de alta-costura levou para a passarela roupas em que o verde se destacava. O mais interessante é que a cor não ganhava vida num qualquer tecido, mas surgia nas plantas e relva que estavam a brotar das peças encharcadas.

Coleção Loewe - AWAY
Calças, sapatos e casacos surgiram com plantas a nascer (foto: Paula Ulargui Escalona)

Casacos e calças de fato de treino com partes cobertas por pequenas plantinhas verdes, ténis que pareciam ter sido esquecidos debaixo de terra e sweatshirts que quase despareciam debaixo dos brotos foram o resultado da parceria da Loewe com Paula Ulargui Escalona, uma designer que quer alertar para a importância de se ter um estilo de vida mais sustentável e que esteve responsável por dar (literalmente) vida às peças.

Para fazer com a roupa se fundisse com a natureza, a designer utilizou um processo experimental. Durante 20 dias, os brotos estiveram a crescer com base das peças, numa estufa criada especialmente para o projeto, nos arredores de Paris.

Para garantir que estava tudo pronto e saudável a tempo do desfile para a Semana da Moda em Paris, foi essencial regar com regularidade as peças. E quem olhar com atenção vai perceber que estas não secaram antes de irem para a passarela.

Coleção Loewe - AWAY
Ténis da Loewe com ráfia a imitar relva (foto: Loewe)

Apesar de ter chamado a atenção de muita gente, foi impossível passar a coleção do desfile para as lojas nos moldes em que foi criada. Ainda assim, a Loewe conseguiu adaptar uma das peças, as sapatilhas que estão agora disponíveis para venda com uma ráfia verde que emita a relva usada na Semana da Moda de Paris.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal