Fantástico

Ténis para cavalos? Custam 1200 euros por pata e 10% revertem para caridade

Quatro sapatilhas personalizadas para cavalo podem custar 4800 euros. Loucura? Sim, mas há uma componente social associada
Texto

São inspirados em modelos de topo das marcas Nike, New Balance e Adidas mas ao invés de poderes usar nos teus pés, estes ténis ou sapatilhas, destinam-se aos cascos dos cavalos. E sim, só estão ao alcance de donos muito excêntricos e ricos ainda que exista uma intenção social por trás do negócio.

O preço é mesmo um escândalo quando pensamos na eminente crise económica global, mas o artista Marcus Floyd tem várias explicações para pedir 1200 euros por cada unidade: todos são personalizados consoante a encomenda e há uma parte dos lucros a reverter para uma instituição de caridade, em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Air Jordan 1 - AWAY
Air Jordan 1 para casco de cavalo (foto: Horse Kicks)

Floyd, também conhecido como Infinite Kustomz, é natural de Lexington (estado do Kentucky nos Estados Unidos da América), estudou técnicas de trabalhar a arte do sapato, conhecida como “descontrução e reconstrução” na Shoe Surgeon’s SRGN Academy e criou a marca própria Horse Kicks.

Objetivo principal: personalizar ténis ou sapatilhas topo de gama para cavalos.

Marcus Floyd - AWAY
Marcus Floyd no estúdio de criação (foto: Horse Kicks)

Antes de pensares na parte da caridade, terás primeiro de pensar no quão absurdo pode ser comprar um conjunto de sapatilhas para cavalo por 4800 euros (mais portes) para as quatro patas, ou melhor, para os quatro cascos. Mas se estiveres disposto a isso terás de contactar o “criador” que só vende por encomenda.

Os modelos “base” podem ser tão exclusivos como os Air Jordan 1, New Balance 650 ou Yeezy Boost 350 V2, que depois serão retocados e alterados para cumprirem uma nova função nos cascos dos cavalos, num processo que demora cerca de 15 horas por cada unidade.

Os pedidos são feitos exclusivamente online através do site da marca "Horse Kicks", revelada durante o evento de caridade da Sneaker Ball Lex, instituição de caridade do Kentucky para a qual o autor assegura doar 10% dos lucros.

A Sneaker Ball Lex (SBL), centra a sua ação na promoção do ODS 10 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 10) de redução de desigualdades e promoção da inclusão social, focando-se no apoio a comunidades de minorias, incentivando a coesão, individualidade e positividade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal