Energia

Tecnologia na moda: o teu próximo casaco pode ter painéis de energia solar

Projeto de têxtil a energia solar aplicado em casacos mostra que é possível transportar painéis fotovoltaicos no dia a dia
Texto

E se te dissermos que em pouco tempo poderás estar a usar um casaco capaz de gerar eletricidade a partir do sol? Um projeto de têxteis a energia solar conseguiu levar a tecnologia para a moda e apresentou a prova do conceito com uma minicoleção de casacos com painéis fotovoltaicos.

Desenvolvido pela Universidade Aalto, na Finlândia, juntamente com os parceiros industriais na área têctil Foxa e Lindström e a empresa de eletrónica Haltian, o projeto de têxteis a energia solar pretendia criar um produto que gerasse energia para peças de roupa inteligentes, sem interferir com a parte estética.

Casaco solar - AWAY
Casaco com têxtil a energia solar (Foto: Anne Kinnunen/Aalto University)

Para tal, era necessário ter várias questões em atenção. As células solares deveriam estar escondidas e protegidas, mas sem perder o acesso aos raios solares e tinham de suportar a lavagem e o uso diário.

Também era importante garantir que quando o tecido ganhasse a forma de uma peça de roupa, a localização das células não iria interferir com o movimento das pessoas.

Depois de serem escolhidos dois tipos de células solares, umas mais rígidas que têm melhor eficiência no exterior e outras mais flexíveis que funcionam no interior, foram laminadas e instaladas entre dois tecidos com uma camada de termoplástico à prova de água.

Têxtil a energia solar - AWAY
Desenvolvimento do têxtil (Foto: Bettina Blomstedt/Aalto University)

Com o têxtil a energia solar criado, foi necessário provar que o conceito funcionava quando aplicado à moda. Assim nasceram os casacos solares, uma pequena coleção que mostra como é possível gerar energia solar sem sacrificar o estilo.

O modelo escolhido é sempre o mesmo, mas foram usados diferentes tecidos para mostrar como é que as células solares podem ficar escondidas graças a diferentes materiais. 

Os casacos foram cosidos pela Lindström e os painéis solares e os sensores foram instalados pela equipa da Universidade Aalto, que também ficou responsável por garantir a conexão de todos os elementos tecnológicos. 

Qual será a utilidade de peças de roupa que geram energia solar

Será talvez a pergunta que mais pessoas irão fazer. Para que serve a eletricidade gerada pelo casaco? Se calhar, há esperança de que a resposta seja algo como “poderás carregar o teu telemóvel”, mas, lamentamos, tal não será viável.

casaco a energia solar - AWAY
Um dos modelos apresentados (Foto: Anne Kinnunen/Aalto University)

A equipa por trás do projeto de têxtil a energia solar faz questão de explicar no próprio site que para carregar um gadget é necessária muito mais energia do que a que é gerada por este tecido.

Este material terá utilização na criação de peças inteligentes, capazes de, por exemplo, medir a temperatura do ar ou a humidade ou até contabilizar os passos dados por quem usa a peça.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal