Mobilidade

Elektra é o primeiro rebocador do mundo zero emissões híbrido a hidrogénio

Preparado para navegar em rios interiores o Elektra deverá assegurar transporte sustentável entre Berlim e Hamburgo
Texto
Rebocador a hidrogénio Elektra (Foto: Divulgação)
Rebocador a hidrogénio Elektra (Foto: Divulgação)

Um consórcio liderado pela EST Floattech na Alemanha revelou o Elektra, o primeiro rebocador fluvial do mundo capaz de navegar no rio com emissões zero devido a um sistema híbrido elétrico e fuel cell a hidrogénio.

O Elektra é um rebocador capacitado para navegar em rios e canais interiores, com um sistema híbrido elétrico e fuel cell a hidrogénio, composto por um pacote de baterias com uma massiva capacidade de 2,5 megawatts-hora (MWh) alimentadas por três unidades fuel cell com 100 kW de pico de potência cada uma.

Um dos principais clientes poderá ser a Siemens para transporte das turbinas eólicas, aumentando dessa forma a descarbonização também do transporte.

Este rebocador tem dois motores elétricos de 200 kW conectados a dois packs de baterias de 160 kWh para o sistema de propulsão e duas baterias de 116 kWh para gerir potência a bordo (capacidade de reboque). É capaz de navegar 62 milhas ou cerca de 100 km e tem autonomia para 16 horas.

O sistema fuel cell é fornecido por seis tanques de 125 Kg a 500 bar e o barco conta ainda com a cobertura da cabina com painéis fotovoltaicos com 2,7 kWp, para alimentar apenas os sistemas de operação.

Baterias do rebocador a hidrogénio Elektra - AWAY
Packs de bateria do Elektra (Foto: Divulgação)

Embora a energia da bateria e das células de combustível seja usada em conjunto para alimentar os motores elétricos, para redundância completa, os dois sistemas são, na verdade totalmente independentes.

O Elektra tem 20 metros de comprimento por 8,2 metros de largura e um calado de 1,25 metros e foi projetado para utilização nas rotas entre Berlim e Hamburgo, assegurando assim uma opção para transporte marítimo fluvial mais sustentável.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal