Um consórcio liderado pela EST Floattech na Alemanha revelou o Elektra, o primeiro rebocador fluvial do mundo capaz de navegar no rio com emissões zero devido a um sistema híbrido elétrico e fuel cell a hidrogénio.
O Elektra é um rebocador capacitado para navegar em rios e canais interiores, com um sistema híbrido elétrico e fuel cell a hidrogénio, composto por um pacote de baterias com uma massiva capacidade de 2,5 megawatts-hora (MWh) alimentadas por três unidades fuel cell com 100 kW de pico de potência cada uma.
Um dos principais clientes poderá ser a Siemens para transporte das turbinas eólicas, aumentando dessa forma a descarbonização também do transporte.
Este rebocador tem dois motores elétricos de 200 kW conectados a dois packs de baterias de 160 kWh para o sistema de propulsão e duas baterias de 116 kWh para gerir potência a bordo (capacidade de reboque). É capaz de navegar 62 milhas ou cerca de 100 km e tem autonomia para 16 horas.
O sistema fuel cell é fornecido por seis tanques de 125 Kg a 500 bar e o barco conta ainda com a cobertura da cabina com painéis fotovoltaicos com 2,7 kWp, para alimentar apenas os sistemas de operação.
Embora a energia da bateria e das células de combustível seja usada em conjunto para alimentar os motores elétricos, para redundância completa, os dois sistemas são, na verdade totalmente independentes.
O Elektra tem 20 metros de comprimento por 8,2 metros de largura e um calado de 1,25 metros e foi projetado para utilização nas rotas entre Berlim e Hamburgo, assegurando assim uma opção para transporte marítimo fluvial mais sustentável.