Energia

Navigator com a mais potente caldeira a gás e hidrogénio feita em Portugal

Fábrica de Setúbal está a testar uma nova caldeira que poderá vir a funcionar a hidrogénio verde no futuro
Texto
The Navigator com nova caldeira na fábrica de Setúbal (foto: divulgação)
The Navigator com nova caldeira na fábrica de Setúbal (foto: divulgação)

A fábrica da The Navigator Company em Setúbal tem uma nova caldeira de vapor que funciona tanto a gás natural como a hidrogénio. O novo aparelho de elevada potência está agora em fase de testes.

Construída pela Energest – Engenharia e Sistemas de Energia, a caldeira irá inicialmente operar utilizando gás natural, sendo que mais tarde poderá ser usado hidrogénio verde. A solução desenvolvida para a The Navigator é descrita como sendo a de maior potência construída em Portugal.

Fábrica de Setúbal (foto: The Navigator Company)

Graças às suas características e ao facto de ser a gás natural, a nova caldeira irá garantir que a produtora de papel diminua as suas emissões de dióxido de carbono, ao mesmo tempo que garante um aumento na eficiência energética.

Outra vantagem apontada pela Energest é o facto de haver maior eficiência tanto na preparação como no transporte do combustível, já que o gás natural chega por gasoduto, diminuindo os riscos ambientais.

Neste momento, Energest está a fazer o comissionamento da caldeira para garantir os requisitos e necessidades operacionais. Quando esta fase estiver concluída, a caldeira irá funcionar a 100% da carga durante sete dias para que se realizem os testes de performance e aceitação.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano