Energia

Lhyfe inaugura primeira unidade mundial de produção de hidrogénio offshore

Empresa francesa Lhyfe, parceira da EDP Renováveis, torna-se primeiro produtor de hidrogénio verde em regime offshore
Texto

A empresa francesa Lhyfe, especializada na produção de hidrogénio verde e renovável acaba de inaugurar a primeira unidade do mundo capaz de produzir hidrogénio em offshore.

Esta é a primeira vez que hidrogénio verde irá ser produzido em alto mar e a Lhyfe, que tem uma parceria com a EDP Renováveis para a expansão de projetos de hidrogénio, dá um passo de gigante rumo à criação de alternativas energéticas.

Sealhyfe irá ser colocada em offshore junto a turbina eólica

A plataforma Sealhyfe, inaugurada esta semana em França tem capacidade para produzir até 400 Kg de hidrogénio verde por dia, o equivalente a 1 MW de potência.

O projeto foi lançado no Porto de Saint-Nazaire no sul de França e irá passar por um período experimental de 18 meses, sendo operada pela Escola Francesa de Engenharia Centrale Nantes, na Costa de Le Croisic.

Matthieu Guesné, CEO e fundador da Lhyfe, na inauguração da Sealhyfe

De acordo com o comunicado da Lhyfe, nos primeiros seis meses a instalação estará no porto de Saint-Nazaire de forma a que seja possível obter todas as medições e referenciais que permitam a produção do hidrogénio.

Depois deste período irá então passar à fase de mar e será colocada a menos de 1 km de uma turbina eólica. Será aqui que será “ancorada” e “conectada” à rede.

A Lhyfe espera em 2030-2035 ter um parque offshore a representar um adicional de energia no seu portfolio da ordem dos 3 GW.

A União Europeia tem como objetivo produzir 10 milhões de toneladas por ano de hidrogénio renovável até 2030.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal