A empresa francesa Lhyfe, especializada na produção de hidrogénio verde e renovável acaba de inaugurar a primeira unidade do mundo capaz de produzir hidrogénio em offshore.
Esta é a primeira vez que hidrogénio verde irá ser produzido em alto mar e a Lhyfe, que tem uma parceria com a EDP Renováveis para a expansão de projetos de hidrogénio, dá um passo de gigante rumo à criação de alternativas energéticas.
A plataforma Sealhyfe, inaugurada esta semana em França tem capacidade para produzir até 400 Kg de hidrogénio verde por dia, o equivalente a 1 MW de potência.
O projeto foi lançado no Porto de Saint-Nazaire no sul de França e irá passar por um período experimental de 18 meses, sendo operada pela Escola Francesa de Engenharia Centrale Nantes, na Costa de Le Croisic.
De acordo com o comunicado da Lhyfe, nos primeiros seis meses a instalação estará no porto de Saint-Nazaire de forma a que seja possível obter todas as medições e referenciais que permitam a produção do hidrogénio.
Depois deste período irá então passar à fase de mar e será colocada a menos de 1 km de uma turbina eólica. Será aqui que será “ancorada” e “conectada” à rede.
A Lhyfe espera em 2030-2035 ter um parque offshore a representar um adicional de energia no seu portfolio da ordem dos 3 GW.
A União Europeia tem como objetivo produzir 10 milhões de toneladas por ano de hidrogénio renovável até 2030.