Energia

Corredor para hidrogénio verde ligará Península Ibérica a norte da Europa

Cepsa vai produzir hidrogénio verde para enviar por nova ligação para o Porto de Roterdão
Texto
Cepsa e Porto de Roterdão juntos para ligação para hidrogénio verde
Cepsa e Porto de Roterdão juntos para ligação para hidrogénio verde

A Cepsa e o Porto de Roterdão vão trabalhar em conjunto para desenvolver o primeiro corredor para hidrogénio verde a ligar o sul e o norte da Europa.

Este projeto serve para garantir uma cadeia de fornecimento entre os dois principais portos europeus, o de Roterdão e o de Algeciras.

Parque San Roque - AWAY
Parque San Roque

O corredor deverá estar operacional em 2027, altura em que transportará o hidrogénio verde produzido no Parque Energético San Roque, da Cepsa, localizado perto da Baía de Gibraltar (também conhecida por Baía de Algeciras).

Roterdão é o porto de energia mais importante da Europa e irá receber importações de hidrogénio verde e distribuí-lo para o Norte da Europa, para grandes centros industriais nos Países Baixos, Bélgica e Alemanha.

Sede Cepsa - AWAY
Sede Cepsa

Com este fornecimento de combustível verde, espera-se ajudar na descarbonização da indústria e do transporte marítimo na baía de Gibraltar e em Roterdão, ao mesmo tempo que se apoia a estratégia RePowerEU da União Europeia, que quer ajudar à independência energética da Europa.

A Cepsa planeia ter uma capacidade de produção de hidrogénio verde em Portugal e Espanha de 2GW até 2030. Para garantir este nível de produção, precisará de ter um portefólio de 7GW de energias renováveis.

Parque energético da Cepsa - AWAY
Parque energético da Cepsa

O Norte da Europa não tem capacidade de produzir energia suficiente de forma sustentável para as suas necessidades. Como tal, parcerias semelhantes às feitas entre o Porto de Roterdão e a Cepsa ajudam a garantir que as fontes renováveis ganham espaço nos países.

Até 2050, o Porto de Roterdão deverá gerir 20 toneladas de hidrogénio por ano, sendo que apenas duas toneladas serão produzidas localmente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente